SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Cavex forma novos pilotos de combate

O Cavex (Comando de Aviação do Exército) de Taubaté, SP, realiza uma vez ao ano, entre abril e junho, o Curso de Piloto de Combate, que recebe tradicionalmente alunos militares da Marinha, Exército, e Aeronáutica. O curso possui duração de três meses e seus exercícios aéreos são realizados no Vale do Paraíba e na Academia Militar de Agulhas Negras (Aman), em Resende, RJ. A Turma 2010, que finalizou as suas instruções nesta sexta-feira (18), é composta de 21 alunos.
O Curso de Piloto de Combate é um curso de especialização custeado pelo Exército Brasileiro (EB) e tem por finalidade principal a formação de militares especialistas em comandar helicópteros em situações de combate e operações especiais. Nessas condições são utilizados grupamentos de aeronaves cuja formação pode variar de duas até treze.
Para a realização do curso de especialização os alunos devem possuir dois requisitos obrigatórios: a) formação básica de piloto de aeronave, atividade que requer um treinamento de dez meses; b) estágio em pilotagem tática, cuja duração é de oito semanas.
A maior parte da instrução teórica e prática do curso de especialização é realizada em Taubaté e no Vale do Paraíba. Na Amam é realizada durante duas semanas a etapa final do curso, envolvendo o treinamento dos militares em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), previstas na missão constitucional da Forças Armadas.
As atividade de GLO utilizam seis helicópteros Pantera e nove Esquilo e envolvem treinamento especial para atuação das Forças Armadas no território nacional, por exemplo, para conter populações internas insurgentes, tratadas como força não-inimiga, mas que sejam consideradas uma ameaça para a segurança nacional.
Nesta sexta-feira (18) os vinte e um alunos do curso de especialização participaram de uma formatura operacional na Aman. Na próxima sexta-feira (25) os militares formados receberão os diplomas do curso no Ciavex (Centro de Instrução e Aviação do Exército), órgão do Cavex, em Taubaté. Fazem parte da Turma dezessete militares do EB, dois da Marinha e dois da Força Nacional de Segurança, que participa do curso pela primeira vez.
Em entrevista ao Jornal ’O Vale’ (18/junho/2010, p. 9) o capitão Antônio Luiz Teixeira de Souza Júnior, instrutor do Ciavex, declarou que os alunos do Curso de Piloto de Combate, Turma 2010, integram "uma turma muito coesa e madura, que se formará com capacidade para comandar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário