SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Força de Paz termina hoje treinamento de rua em PG

3º RCC Ontem, símbolos nacionais foram entregues ao 13º Contingente de Força de Paz
Mil militares que seguem, em julho, para missão de Paz no Haiti terminam – nesta quinta-feira – o treinamento de rua em Ponta Grossa. O cronograma, entretanto, segue até sexta-feira, com o repasse das últimas instruções teóricas. Ao todo, o 13º Contingente de Força de Paz passou por 16 oficinas práticas realizadas desde o último dia 13 de julho, incluindo exercícios de retirada de vítimas de escombros, enfrentamento a gangues e apoio a civis. Outros 600 militares foram mobilizados para garantir o treinamento adequado. Ontem, o general de Exército, Tulio Cheren, esteve em Ponta Grossa para inspecionar a tropa.
"O general Tulio Cheren, que é do Rio Grande do Sul, veio a Ponta Grossa para inspecionar o Batalhão de Força de Paz que seguirá ao Haiti. Ele aproveitou a estada para, também, visitar o 3º Regimento de Carros de Combate e fazer visita de cortesia ao prefeito Pedro Wosgrau Filho", explica o major Roberto Glicério Cabral Junior.
Além da inspeção, a tropa recebeu a doação de 108 geradores portáteis de energia, da Bandeira Nacional e do standart do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabatt). Todos os itens doados serão utilizados pela tropa, no Haiti. "Vários empresários curitibanos se mobilizaram para efetuar essa doação dos geradores à tropa", completa.
Já a Bandeira Nacional e standart foram ofertados pela Fundação Habitacional do Exército (FHE). "Além da colaboração com a tropa, é um dever cívico da fundação, pois estamos doando o símbolo da nossa Pátria ao batalhão que vai nos representar no exterior", comenta o general Luis Fernando Hilgenberg, que também é chefe do posto de atendimento da FHE, em Ponta Grossa. A doação foi proposta pelo coronel Ilton Barbosa, chefe do escritório do FHE no Paraná.
A Bandeira Nacional foi entregue à tropa pelo coronel da reserva do Exército, Orlando Antonio Cestaro. O repasse do standart foi feito por Glaura Barbosa Pinto, mantenedora de diversas entidades sociais. "Essas pessoas deram extensa contribuição social à comunidade de Ponta Grossa", resume Hilgenberg.

EmbarqueO primeiro pelotão treinado em Ponta Grossa segue, ao Haiti, no dia 20 de julho. "Com o término do treinamento prático hoje e das palestras finais nesta sexta-feira, os militares seguem aos seus municípios de origem, como Porto Alegre e Curitiba. O embarque para o Haiti acontecerá aos poucos. O primeiro pelotão viaja em 20 de julho", completa o major Cabral Junior. De Ponta Grossa, pouco mais de 120 militares participaram do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário