SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 2 de março de 2013

Balança comercial tem o pior fevereiro da história do país

Volume de importações superou em 1,276 bilhão de dólares o de exportações no segundo mês do ano, segundo o MDIC; déficit do primeiro bimestre soma 5,3 bilhões de dólares ante superávit de 399 milhões de dólares no mesmo período de 2012

Embarque de minério da Vale no Porto de Tubarão, Espírito Santo
Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Governo espera que o défict acumulado no ano seja revertido no segundo trimestre (Robson Freitas)
A balança comercial brasileira registrou déficit de 1,276 bilhão de dólares em fevereiro,  conforme informou nesta sexta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As exportações, que somaram 15.551 bilhões de dólares no mês, ficaram abaixo das importações, de 16.827 bilhões de dólares, o que explica o saldo negativo - o maior para meses de fevereiro desde 1959, início da série histórica do Banco Central.
Analistas esperavam um déficit de 500 milhões de dólares. Foi o segundo mês consecutivo de déficit comercial, ainda sob a influência do registro atrasado de aquisições de gasolina feita pela Petrobras no exterior em 2012, mas que estão sendo contabilizadas somente neste ano, elevando as importações. Em janeiro, o déficit havia ficado em 4 bilhões de dólares, também o pior resultado para o mês desde 1959.
Em fevereiro, o volume de exportações caiu 13,7% sobre o mesmo mês de 2012. Pela média diária, as vendas externas caíram quase 9% no mês passado sobre 2012. Os embarques para a China cresceram 2,3% pela média diária na comparação com fevereiro de 2012, enquanto que para os Estados Unidos caíram 25,4% e, para a União Europeia, 18,3%.
Já as importações de fevereiro ficaram praticamente estáveis em relação a igual mês de 2012. Mas, pela média diária houve alta de quase 3% em fevereiro sobre janeiro. No mês passado, as importações de combustíveis e lubrificantes somaram 3 bilhões de dólares. Pela média diária, que somou 166,7 milhões de dólares, houve alta de 37,5% sobre um ano antes.

Com isso, o ano acumula déficit comercial de 5,312 bilhões de dólares. No mesmo período do ano passado, o saldo estava positivo em 399 milhões de dólares.

A expectativa do governo é que os saldos deficitários na balança comercial sejam revertidos no segundo trimestre, com o início dos embarques da safra agrícola brasileira e com as exportações de minério de ferro com preços superiores aos praticados em 2012.
(com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário