SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 13 de novembro de 2010

Farc dizem que vitória de Dilma será determinante para a paz

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) parabenizaram a presidente eleita Dilma Rousseff, nesta sexta-feira, pela vitória nas eleições e afirmaram que ela terá papel determinante para a paz na região.
"Presidenta Dilma, a você, nosso aplauso e reconhecimento", disseram as Farc, maior guerrilha de esquerda da Colômbia, em comunicado publicado em um site na Internet usado pelo grupo (http://www.anncol.eu/)."Sua elevação à Presidência da República Federativa, somada à sua convicção pública da necessidade de uma saída política ao conflito interno da Colômbia, centuplicou nossa esperança na possibilidade de alcançar a paz pela via do diálogo e da justiça social."
O grupo rebelde insiste em buscar uma saída negociada ao conflito interno de mais de 45 anos e que já matou milhares de pessoas.
Entretanto, por várias vezes, o grupo descartou a possibilidade de suspender os ataques, liberar seus reféns e anunciar sua disposição de entregar as armas, como exige o governo do presidente Juan Manuel Santos como condição prévia para um diálogo de paz.
"Estamos seguros que a nova Presidência do Brasil terá papel determinante para a paz regional e na fraternidade dos povos do continente", disse o grupo.
As Farc, que são consideradas uma organização terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia, têm por hábito celebrar as vitórias de políticos que consideram de esquerda ou próximos à ideologia política do grupo.
Já parabenizaram as vitórias de Hugo Chávez, na Venezuela; Rafael Correa, do Equador; Daniel Ortega, na Nicarágua, e Cristina Kirchner, na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário