SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Temer é cotado para o Ministério da Defesa

BRASÍLIA - Nas negociações para a composição do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff (PT) está sendo discutida a possibilidade de o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), assumir um eventual ministério. A articulação está sendo feita em torno da Defesa, em substituição ao atual ministro, Nelson Jobim.
Essa proposta é bem-vista pelos militares, que desejam ser dirigidos por uma autoridade de peso da alta cúpula da administração federal. Foi a estratégia usada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao designar para o cargo o vice-presidente José Alencar e Jobim, esse com o respaldo de ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Nos meios militares, houve uma forte resistência à nomeação, no governo de FHC, de um senador derrotado, Élcio Álvares (ES), para o posto. Ele acabou deixando o cargo sob denúncias de envolvimento com grupos ligados ao narcotráfico.
A Defesa é um dos seis ministérios que estão na cota do PMDB na atual administração. O líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já sinalizou que o partido deseja manter essa cota e, de preferência, os atuais ministros.
Há rumores de que o cargo da pasta seria uma ferramenta a ser usada por Temer para sufocar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que tira do vice-presidente da República a condição de sucessor do titular do cargo. A matéria já passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado na última semana e, se for aprovada em plenário, deverá entrar em vigor logo depois da promulgação.
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acredita que a proposta não se amolda à realidade do País. "No Brasil, não. A vice-Presidência faz parte do sistema presidencial", avaliou ele, que comandou o País ao longo de cinco anos, no período de 1985 a 1990, depois de ter sido eleito vice-presidente por via indireta. Sarney assumiu o posto depois da morte de Tancredo Neves, que nunca assumiu o cargo.
O cientista político da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, também considera o projeto fora da realidade nacional. Ele classifica a proposta de esdrúxula: "É um projeto esdrúxulo dentro do presidencialismo. O vice substituir o presidente é um dos pilares do sistema", afirma. "Essa é uma manobra da oposição só para coçar um pouco o governo. Se [a votação] for para o ano que vem, o novo Senado, com maioria governista, vai barrar", argumentou.
Articulações
A executiva do PT em Minas se reúne hoje, em Brasília, com a equipe de transição do futuro governo. Eles querem a garantia de que sua cota será de no mínimo quatro ministérios, além de diretorias em empresas e órgãos do governo.
A intenção é apresentar o nome do ex-ministro Patrus Ananias, do ex-prefeito Fernando Pimentel, do secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, e do deputado federal Virgílio Guimarães como candidatos a ocupar cargos no alto escalão do governo. Além disso, querem garantir a presença de mineiros em órgãos como o Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e em empresas como os Correios, Furnas e Banco do Brasil
De volta ao Brasil depois de sua estreia no circuito internacional na reunião do G-20, em Seul, Dilma voltou ontem a tratar da primeira de uma série de reuniões setoriais para a montagem de seu governo. Durante o encontro com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que também contou com a presença da coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, e um dos coordenadores da equipe de transição, Antônio Palocci, a presidente eleita foi atualizada quanto ao andamento de intervenções no setor de rodovias e ferrovias.
Passos deixou a Granja do Torto no início da tarde. "Foi uma reunião para atualizar a presidente sobre o PAC na área dos transportes", resumiu Helena Chagas, coordenadora da equipe de comunicação do governo de transição. De acordo com ela, a presidente eleita deverá se reunir nos próximos dias com outros envolvidos com o PAC para receber informações setoriais sobre o andamento das obras.
Palocci deixou a Granja do Torto no início da tarde. À exceção do vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP) - que deixou o local para comparecer a uma reunião de definição de "outros compromissos políticos" -, Palocci, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, também estiveram no local. Dutra confirmou que entregou a Dilma um resumo por escrito das reivindicações dos partidos aliados. Segundo ele, a maioria dos partidos deseja manter o mesmo status no governo e, se possível, ampliá-lo.
Ele acrescentou que o PMDB, principal aliado, não apresentou nomes de ministeriáveis. Mas admitiu que o PR pediu a recondução do seu presidente, o senador Alfredo Nascimento, ao Ministério dos Transportes.
Foi traçado um cronograma para a realização de seminários sobre temas de interesse do governo de transição: erradicação da miséria, saúde e segurança pública. O primeiro debate deve acontecer amanhã, com a participação de especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Getúlio Vargas.
Nas negociações para a composição do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff (PT) está sendo discutida a possibilidade de o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), assumir o Ministério da Defesa.

3 comentários:

  1. Eu tenho uma pergunta que a FAB nao responde. Como a Força Aerea Brasileira pode cobrar taxa de inscriçao e faz provas a nivel nacional (ou seja concurso publico) para dizer depois que estavamos servindo novamente o alistamento que é obrigatorio? Agora o serviço militar inicial tem que pagar taxa de inscriçao, provas a nivel nacional para vagas disitintas e limitadas? A Força Aerea Brasileira mudou o nome para concurso publico inicial???
    São Aprox 12.000 pais de familia em todo o Brasil que foram indevidamente desligados de suas atividades por atos indevidos do Comando da Aeronautica. Pesso por todos estes que por favor pelo menos veja os PDL´s sobre o assunto que sao 2131/2009 do Dep Fed Marcelo Itagiba e 399/2010 do Sr Sen Flexa Ribeiro pois muintos em todos os estados (RJ, SP, MT, MG, GO, MS, AM e ETC...) estao desempregados e no passado empenharam dinheiro em estudos e deixaram outros empregos para seguir um sonho.

    VENHO HUMILDEMENTE PEDIR EM NOME DO MEU FILHO E ESPOSA O SEU APOIO NA APROVAÇAO DO PDS 399/2010 E PDL 2131/2009 AFIN DE PODE SER MOTIVO DE ORGULHO PARA ELE E MEUS PAIS, POIS ESTOU SEGURO QUE PODEMOS LUTAR PELOS TRABALHADORES QUE QUEREM SIM TRABALHAR NAQUILO QUE SONHARAM.

    ResponderExcluir
  2. Veja abaixo todas as especialidade dos soldados que foram dispençados e o desperdicio de dinheiro publico:

    BCO – Básico em Comunicações (transmitindo e recebendo mensagens ...)
    BET – Básico em Eletrônica (disponibilizando equipamentos eletrônicos ...)
    BMA – Básico em Mecânica de Aeronaves (supervisionando desempenho de aeronaves ...)
    BMB – Básico em Material Bélico (disponibilizando itens bélicos em vôo e em terra ...)
    BSP – Básico em Suprimento (controlando e provendo o suprimento ...)
    SAD – Serviços de Administração (gerenciando tarefas administrativas ...)
    SAI – Serviços de Informações Aeronáuticas (provendo informações aeronáuticas ...)
    SDE – Serviços de Desenho (executando desenhos de plantas e projetos ...)
    SEF – Serviços de Enfermagem (preservando a saúde e a vida ...)
    SEL – Serviços de Eletricidade (mantendo as redes elétricas ...)
    SEM – Serviços de Eletromecânica (mantendo e conduzindo viaturas ...)
    SGS – Serviços de Guarda e Segurança (zelando pela segurança das Organizações Militares ...)
    SOB – Serviços de Obras (supervisionando obras e instalações prediais ...)
    BTO – Serviços de Auxiliar Odontológico (efetuando moldes e auxiliando nos serviços odontológicos ...)

    Como podem desligar todo este efetivo que tem direitos por prestarem concurso publico, passarem em todos os testes, ter a FAB gastos com o treinamento militar dispençar sem nenhum motivo todos? Não poderiam ser entao depois de todo o gasto com este pessoal serem aproveitados em outras esferas da segurança publica dos municipios, estados ou mesmo federal? O povo brasileiro sabe do disperdicio do dinheiro publico que fora empenhado nestes homens para depois serem colocados para rua? Os certificados de especialização destes homens não servem nas empresas e outras entidades pois dizem que este documento federal nao tem validade

    ResponderExcluir
  3. Ex-soldados especializados da Aeronáutica lutam por justiça e reconhecimento de seus direitos.



    Injustamente dispensados pela Aeronáutica após seis anos de valorosos serviços, cerca de 12 mil ex-soldados especializados lutam por dignidade, respeito e reconhecimento de seu valor por parte do Estado brasileiro. E denunciam ao mundo a propaganda enganosa de que foram vítimas.

    Entre os anos de 1994 e 2001, milhares de vagas nos cargos de soldado especializado foram ofertados na Aeronáutica. Naquela época, os editais de convocação oferecidos exigiam, entre outras condições, que os candidatos deveriam ser reservistas, ou seja, que deveriam estar em dia e quites com o serviço militar inicial. Exigiam que se comprovasse tal condição antes mesmo de prestar os concursos.

    Milhares de candidatos, após aprovação nos concursos, ingressaram na Aeronáutica e ali permaneceram por seis anos até serem surpreendidos com seus licenciamentos (demissões), sob alegação de que estariam “prestando o Serviço Militar Inicial”.Vale lembrar que o Art. 44 do próprio regulamento da Lei do Serviço Militar condena o alistamento por 02 (duas) vezes, ao dizer que o “o brasileiro que se alistar duas vezes incorrerá na multa prevista no número 1 do Art. 177”.

    Como qualquer brasileiro, queremos que nossa Constituição seja respeitada e não ignorada pelas elites da Aeronáutica, que fizeram pouco caso das esperanças de milhares de jovens que prestaram concurso de boa-fé e, após bons serviços prestados ao povo brasileiro, foram tratados como lixo e licenciados (demitidos) sob uma “justificativa” inadmissível: a de que estavam prestando (sem que fossem alertados) novamente o serviço militar inicial !

    Hoje somos vitoriosos e Deus não dorme. Por anos de luta, conseguimos um PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 2131, DE 2009, de autoria do Deputado Federal Marcelo Itagiba / PSDB- RJ, na câmara dos deputados federais e um PROJETO DE DECRETO DO SENADO 399/2010, de Autoria do Senador Flexa Ribeiro / PSDB – PA, ambos, pedindo o cancelamento do decreto ILEGAL da Força Aérea Brasileira que nos demitiu injustamente, e que na época, nos trouxe um incalculável prejuízo e danos à nossa honra e dignidade, afetando todos os nossos familiares.

    Pedimos seu apoio e compreensão para essa luta, que é contra a injustiça cometida contra trabalhadores que, honestamente, fizeram concurso para servir à (não obrigatoriamente) pátria como soldados profissionais de nossas forças armadas, que são fundamentais para a soberania nacional.

    Finalmente solicitamos a você que recebeu este panfleto, que Deus toque em seu coração e nos ajude com um pequeno gesto em ligar gratuitamente para a Câmara dos deputados e para o Senado Federal e dizer que é a favor dos projetos citados e que eles possam ser votados o mais rápido possível.

    Nossa família em todo o Brasil será grata eternamente por este nobre gesto de amor para com o próximo.

    Cordialmente, Associação Nacional dos Ex-Soldados Especializados

    ResponderExcluir