SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 22 de março de 2012

Carro seminovo: dando uma de detetive para não ter prejuízo

Clique para Ampliar
Nicho próprio: o feirão de carros usados é o local ideal para quem está à procura de um seminovo, pois é grande a oferta de marcas e modelos
FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO
Fique por dentro de "macetes" para identificar problemas e comprovar o estado do veículo na compra

Literalmente, o nosso Suplemento pegou a mão de quem trabalha em oficina e pediu que ajudasse alguém que está à procura de adquirir um seminovo, em Fortaleza. Carlos Eduardo, mecânico há mais de quarenta anos e recém-aposentado, topou o desafio e baseado na sua experiência profissional, resolveu ofertar umas dicas para não comprar "gato por lebre".

Ele indica que o primeiro passo para avaliar um automóvel usado é no campo visual, de "passear os olhos na carroceria", sem pressa alguma. "Depois, vem a prática. Com um pedaço de ímã num pano passe sobre a lataria. Se ele se desprender, neste ponto há massa de reparo". Segundo ele, ondulações na lataria e pequenos amassados também indicam carro batido.

Da carroceria pula para pintura. Sobre esta última, ele aconselha que é bom colocar o carro onde haja muita luz e observar se há diferenças de coloração na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. "Caso positivo, a pintura deve ter sido reparada por causa de batidas, pode ter sido queimada pelo sol, ou o carro foi camuflado por ser roubado", salienta.

Suspensão. Um tema também importante, afirma. Para ele, um automóvel com problemas de suspensão, alinhamento e balanceamento pode ser facilmente verificado pelo estado de desgaste dos pneus. "Verificar as ranhuras dos pneus se estão gastas mais de um lado do que de outro. Esse ato é questão de segundos e pode influenciar no valor do veículo para menos", informa.

Outro ponto que se pode detectar com os olhos é a ferrugem. Para tirar a prova se há ferrugem, é bom verificar bolhas e pontos descascados. "Olhe principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo), para-lamas e dentro do porta- malas. Também olhe debaixo dos tapetes para ver se há ferrugem e furos no assoalho", acrescenta.

Parece simples, mas no item portas, o profissional observe que é bom verificar se as portas encaixam direito quando são fechadas, inclusive porta-malas e capô.

Sobre amortecedores, Carlos dá uma dica pra lá de caseira: "balance o carro perto de cada roda. Se o balanço continuar quando você se afastar do carro, os amortecedores precisam ser trocados".

"Careca ou não careca?" A prova também pode ser tirada no olhômetro, diz. "Se os sulcos estiverem bem rasos, um conjunto novo, que não é barato, precisa ser colocado. Veja também se todos os pneus são da mesma marca", sugere.

De checagem em checagem, há o vidros. "É importante que os vidros não apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o número do chassi. Se não tiver o número, procure saber o que aconteceu".

Sobre o motor, peça fundamental na engrenagem do veículo, Carlos afirma que é bom ligar o carro e verificar ao acelerá-lo se a fumaça que sai do escapamento é branca ou azulada. Em caso positivo, o motor está queimando óleo e não está bem.

Já que você está dentro do carro, não custa nada dar uma checada no painel. "Teste todos os comandos: limpadores, desembaçador (se tiver), indicador de temperatura (muito importante), luz do freio, faróis, setas e outros comandos que existirem.

Para ele, outros componentes são importantes na checagem, como a conservação de retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do para-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.

Carlos também lembra que os equipamentos de segurança não podem ficar de fora, como extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe. Em relação os cintos de segurança, ele indica que é bom ver se a data de fabricação na etiqueta do cinto é a mesma do documento de propriedade do veículo, caso não bata, verifique o motivo. "Também olhe para ver se os cintos estão travando perfeitamente",

No caso do som, além de olhar o CD-player, verificar se as caixas acústicas estão estouradas. Aí vai teste: "aumente o volume, se fizer um chiado horroroso é sinal de problemas. Mas se você não distingue a diferença do som de uma caixa estourada para a normal, pergunte depois a quem entende", diz.

Agora o quesito é freio. Para ele, o lance é pisar no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. "Se sentir dificuldade ao baixar o pedal rapidamente, pode ser que o fluído do freio esteja vazando".

Revisões

Mesmo sendo um usado, ele já foi zero-quilômetro e submetido as revisões. Sabendo desse fato, o mecânico afirma que é bom olhar no manual e ver se as datas das revisões foram respeitadas. "Para isso, compare o número da medição que apresenta o hodômetro com os números registrados nos comprovantes. Isso também serve para ver se o aparelho foi adulterado. Marcas de violação no painel podem comprovar a adulteração".

Sobre o chassi, o número dele deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.

Mais complexidade

O profissional afirma que estas foram algumas orientações para quem não entende muito de carro e foi fazer uma consulta sozinho.

"Se na primeira visita gostou do carro, antes de comprá-lo, leve-o numa oficina para um mecânico de confiança averiguar".

Como dica final, Carlos diz para não esquecer de dar uma volta com o carro para ver se sente confortável com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, peça conselho para quem entende mais que você. "Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no preço e calcule se vale a pena".

Para expert ver

detectação apurada : com ouvidos mais treinados, o profissional sentirá, se caso houver, ruído estranho no motor e prováveis problemas

não esquecer: Se a ventoinha do motor está funcionando

aspecto : do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade

checagem: do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor

lataria: observar falhas na pintura, para saber se o carro teve batidas sérias

avaliação detalhada : da suspensão, dos freios, da direção hidráulica e de escapamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário