Cresce o número de consumidores que compra o
serviço mesmo sem saber que benefício ele oferece. Descubra quando vale a
pena contratar
por Fabíola Perez
De uns tempos para cá, se tornou comum no mercado um novo serviço
oferecido principalmente na compra de produtos eletrônicos: a garantia
estendida. Regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados
(Susep), ela amplia a cobertura tradicional oferecida pelo fabricante.
Mas isso, claro, tem um custo – e os consumidores estão desembolsando
valores cada vez mais altos. Em alguns casos, o preço pago por esse tipo
de seguro pode chegar a 20% do custo do produto. Antes de optar pela
extensão da garantia, porém, vale a pena pesquisar que tipo de cobertura
a seguradora oferece. “A demora para pagar a indenização, a autorização
do conserto e o cancelamento são algumas das queixas mais frequentes”,
afirma Paulo Arthur Góes, diretor do Procon-SP. Segundo Góes, as redes
varejistas tentam empurrar o novo serviço porque se trata de um negócio
lucrativo. “Em muitos casos, a comissão que o vendedor ganha pela
garantia chega a ser mais alta do que a do produto”, diz o especialista.
A seguir, conheça as garantias que existem no mercado e saiba se vale a
pena contratar a garantia estendida.
Fontes: Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP
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