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segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Vale a pena pagar pela tal "garantia estendida"?

Cresce o número de consumidores que compra o serviço mesmo sem saber que benefício ele oferece. Descubra quando vale a pena contratar

por Fabíola Perez
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De uns tempos para cá, se tornou comum no mercado um novo serviço oferecido principalmente na compra de produtos eletrônicos: a garantia estendida. Regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ela amplia a cobertura tradicional oferecida pelo fabricante. Mas isso, claro, tem um custo – e os consumidores estão desembolsando valores cada vez mais altos. Em alguns casos, o preço pago por esse tipo de seguro pode chegar a 20% do custo do produto. Antes de optar pela extensão da garantia, porém, vale a pena pesquisar que tipo de cobertura a seguradora oferece. “A demora para pagar a indenização, a autorização do conserto e o cancelamento são algumas das queixas mais frequentes”, afirma Paulo Arthur Góes, diretor do Procon-SP. Segundo Góes, as redes varejistas tentam empurrar o novo serviço porque se trata de um negócio lucrativo. “Em muitos casos, a comissão que o vendedor ganha pela garantia chega a ser mais alta do que a do produto”, diz o especialista. A seguir, conheça as garantias que existem no mercado e saiba se vale a pena contratar a garantia estendida.
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Fontes: Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP

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