SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 14 de março de 2011

1.833 mortes são confirmadas pelo governo do Japão

Um total de 1.833 pessoas morreram e outras 2.369 estão desaparecidas por causa do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão na sexta-feira passada. Esses números correspondem aos dados oficiais, contabilizados pela polícia local. O número de vítimas, no entanto, deve aumentar nas próximas horas - há vários milhares de desaparecidos, e equipes de resgate relatam ter encontrado milhares de corpos em algumas das regiões mais atingidas pela tragédia de sexta.

Enquanto a apuração oficial ainda tem números considerados distantes da realidade, as autoridades locais das províncias afetadas divulgam suas próprias estimativas sobre mortos e desaparecidos, que superam com folgas a contagem oficial. De acordo com a agência de notícias Kyodo, no litoral da província de Miyagi, a mais afetada pelo terremoto, foram encontrados cerca de 2.000 corpos. Outros 200 ou 300 foram localizados na capital regional, Sendai.

Além disso, na localidade litorânea de Minamisanriku, também em Miyagi, cerca de 9.500 pessoas - metade da população total - permanecem desaparecidas, mas acredita-se que algumas delas possam ter fugido para localidades vizinhas. Em Otsuchi, cidade litorânea da província de Iwate, cerca de 8.000 pessoas estão desaparecidas. Cerca de 100.000 agentes de segurança a comando da operação de salvamento continuam trabalhando em busca de vítimas sob os escombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário