SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 18 de março de 2011

Caminhões-pipa voltam a lançar água em reator da usina de Fukushima

Sete caminhões das Forças de Autodefesa (Exército) do Japão voltaram nesta sexta-feira a lançar água no edifício que abriga o reator número 3 da usina nuclear de Fukushima 1, muito danificado após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o nordeste do país no último dia 11. Os caminhões se aproximam do reator por turnos, em intervalos de cinco a dez minutos, e despejam água durante vários segundos, antes de se afastarem para dar passagem à leva seguinte.
A previsão é que 50 toneladas de água sejam lançadas durante a operação, segundo a emissora pública NHK, que mostrou imagens da unidade 3 em que eram vistas colunas de vapor e fumaça branca saindo da usina.
Na quinta-feira, foram jogadas 64 toneladas de água sobre o reator número 3 a partir de caminhões-pipa e helicópteros militares. Hoje os especialistas tentarão resfriá-lo novamente, ao tempo que se tentará reativar a energia elétrica com cabos externos para ajudar no processo de resfriamento.
Os níveis de radiação na usina nuclear registraram queda depois das operações sem precedentes de ontem, segundo a Agência de Segurança Nuclear japonesa. Segundo a agência de notícias Kyodo, os níveis caíram para 279,4 microsieverts por hora aproximadamente um km oeste do reator 2, às 5h desta sexta-feira (17h de quinta-feira em Brasília). Às 20h40 de quinta-feira (8h40 em Brasília), pouco depois do lançamento de água, o índice era de 292,2 microsieverts por hora.
De qualquer forma, o índice ainda está muito acima do nível de radiação normal de 0,035 microsievert por hora.
O reitor número 3 enfrenta problemas com a piscina de armazenamento de combustível, diante da queda do nível de água que o cobre para impedir seu superaquecimento.
Embora as operações da quinta-feira tenham conseguido injetar líquido na piscina, os responsáveis da central consideram que o nível ainda é muito baixo e existe a possibilidade de a temperatura subir.
Nesta sexta-feira uma equipe do Departamento de Bombeiros de Tóquio viajou para Fukushima com 30 caminhões-pipa para colaborar nos esforços para controlar os seis reatores da usina.
ENERGIA
Mais cedo, o Japão informou que engenheiros conseguiram colocar um cabo de energia da rede externa do reator 2 da usina nuclear de Fukushima 1.
"Eles planejam religar a energia na unidade 2 assim que o lançamento de água sobre o reator 3 estiver finalizado", disse a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), em um comunicado, com base em informações cedidas pelo governo japonês.
O cabo, de mil metros de extensão, ligará a rede principal de energia ao reator para tentar reativar o funcionamento das bombas de água responsáveis pelo resfriamento do reator 2 --que foram desligadas depois do terremoto seguido pelo tsunami.
A agência nuclear do Japão disse que o reator 2 foi o primeiro a receber eletricidade porque sua cobertura não foi afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário