SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 18 de março de 2011

Exército desloca tanques para proteger Obama

Mais de 800 homens das Forças Armadas, agentes da Polícia Federal e soldados da Polícia Militar serão mobilizados no esquema de segurança para proteger o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua visita ao Rio, amanhã e domingo. A equipe terá o apoio de quatro tanques blindados Urutu e conta com militares deslocados de Goiânia especializados no combate a agentes químicos, bacteriológicos e nucleares.

O grupo será comandado pelo general Fernando José Lavaquial Sardemberg, que já chefiou as tropas de Paz do Haiti e, no Rio, ficou conhecido por coordenar as tropas que cercaram o Complexo do Alemão em novembro do ano passado.



Esquema de segurança será ensaiado hoje
Os detalhes do esquema de segurança foram divulgados ontem pelo comandante do Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Júnior. A base de operações está sendo montada no Forte do Leme. Hoje, a partir de 8h, representantes das forças de segurança farão um ensaio geral do esquema montado para proteger Obama e sua família. Isso inclui inspeções na Cidade de Deus, na Cinelândia e no Cristo Redentor.

O ensaio também deve ocorrer no Hotel Marriott, na Avenida Atlântica, onde Obama ficará hospedado com a mulher e as filhas. Até ontem, pensava-se que Obama ficaria no Sheraton, na Avenida Niemeyer.

Ontem, o reconhecimento das áreas por onde passará a delegação prosseguiu. Um helicóptero militar, que será usado pelo presidente, pousou no campo do Flamengo, na Gávea, escolhido no heliponto. Foram feitas varrições no local. A presidente do clube, Patrícia Amorim, contou que 40% da área do clube ficará interditada de amanhã até segunda-feira para atender ao esquema de segurança. Isso inclui o campo, as quadras de tênis e o ginásio poliesportivo. A área mais frequentada pelos sócios, porém, continuará aberta:

- Apenas eu, como presidente do clube, poderei recebê-lo. Até pensei em dar uma camisa do Flamengo para ele, mas não foi permitido pela segurança - disse Patrícia.

Os tanques serão posicionados na Cinelândia, Cidade de Deus, num dos acesso ao Cristo Redentor e nas imediações do Marriott, a partir de amanhã.

- Além dos tanques nós teremos militares posicionados em pontos considerados críticos nos deslocamentos do presidente para os seus compromissos - detalhou o general Adriano Pereira Júnior.

O CML divulgou também uma novidade na agenda da primeira-dama Michelle Obama. Inicialmente, previa-se que Michelle fosse apenas ao Jardim Botânico. Agora, não está descartado que visite também a Cidade do Samba, na Zona Portuária. A informação, no entanto, pegou tanto a Riotur quanto a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) de surpresa, que até a tarde de ontem, desconheciam a visita de Michelle ao local.



PF e Exército na escolta e na segurança no hotel
Nos deslocamentos de carro, Obama terá a escolta de agentes da PF e motoqueiros do Exército. No hotel, a segurança interna será dos agentes da Polícia Federal, e o perímetro externo será controlado pelo Exército e pela PM.

O esquema de segurança também vai mudar a rotina de operações do Aeroporto Santos Dumont. A rota que passa pela Zona Sul não será usada. Os aviões de linhas comerciais só poderão pousar e decolar pela rota que passa pela Baía de Guanabara. Por sua vez, aeronaves particulares só poderão decolar ou pousar no Aeroporto Tom Jobim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário