SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 27 de março de 2011

Rebeldes retomam 2 cidades; França derruba 7 aviões de Gaddafi

Após retomarem o controle de Ajdabiyah, no leste da Líbia, os rebeldes afirmam ter expulsado as forças leais ao ditador Muammar Gaddafi também da estratégica cidade portuária de Brega. Enquanto isso, a coalizão internacional intensificou os bombardeios sobre Misrata, onde a França derrubou cinco jatos e dois helicópteros das forças líbias.Com a retomada de duas importantes cidades no leste do país, onde os bombardeios têm demonstrado eficiência ao deter o avanço das tropas de Gaddafi, a coalizão internacional aumentou suas ofensivas em Misrata, cidade situada no oeste, entre a capital Trípoli e Sirte, que é mantida cercada pelo Exército líbio há mais de uma semana. Os moradores, em suas raras comunicações com o exterior, asseguraram às emissoras por satélite árabes que a situação é desesperada pela falta de remédios, sangue e demais elementos essenciais para atender à grande quantidade de feridos, que chegam a dezenas.
Os rebeldes denunciam que as tropas do governo têm como estratégia cortar as ligações de água, luz elétrica e telefones para isolar a cidade enquanto a atacam. Mais de 10 mil estão sem eletricidade desde o início dos fortes confrontos na cidade. Ainda nesta semana, o governo negou o isolamento. "Ouvimos rumores de que o governo cortou de forma intencional o fornecimento [de água, luz elétrica e telecomunicações]. Mas é apenas um problema técnico causado pelos danos e saques", disse o vice-chanceler líbio Khaled Khaim.
AJDABIYAH E BREGA
As forças anti-governo ganham força neste sábado na Líbia, e os rebeldes afirmaram ter retomado o controle de Brega, cidade estratégica para o escoamento e produção do petróleo líbio que estava em poder de Gaddafi há dez dias. Um rebelde que se encontrava no local, Abdelsalam al Maadani, afirmou por telefone que tinham tomado a região. "Estamos no centro de Brega. As forças de [o ditador Muammar] Gaddafi bateram em retirada e agora devem estar em Al Bisher [a 30 km oeste de Brega] e os rebeldes também avançaram pata esta região", disse.
Também há informações de que as forças leais ao ditador estão atacando a cidade de Misrata a partir do oeste e do leste. A declaração foi dada por um rebelde à Reuters hoje.
"As forças de Gaddafi estão atacando Misrata a partir do oeste e leste. [Há] bombardeio pesado", afirmou o rebelde, chamado Saadoun, por telefone à Reuters.
Do oeste, segundo ele, tanques estavam avançando em direção à cidade. "Eles também estão tentando trazer soldados", disse.
"Do leste, eles estão bombardeando com morteiros e artilharia o porto e áreas próximas. Há no porto o principal tanque de combustível que alimenta a parte central da cidade e [há] também milhares de trabalhadores, em sua maioria egípcios, que fugiram e permaneceram no porto aguardando resgate', disse.
OTAN
Há expectativa de que a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assuma o comando das operações dos aliados na Líbia na segunda-feira.
As operações aéreas manterão o objetivo de reforçar a zona de exclusão aérea sobre a Líbia, enquanto as posições navais terão como finalidade fazer respeitar o embargo às vendas de armas ao regime do ditador Muammar Gaddafi aprovado pelas Nações Unidas.
Detalhes da transferência de comando dos EUA ainda serão definidos no domingo, entre eles a abrangência dos ataques aéreos sobre o país, e quem irá executá-los, mas a cúpula da aliança militar quer garantir que não haja problemas na transição.
A chefia das operações estará sediada num dos mais sofisticados centros de comando da Otan, numa base em Nápoles, na Itália. A porta-voz da aliança, Oana Lungescu, disse na sexta-feira que a operação já foi aprovada por três meses, mas pode ser extendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário