SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 22 de março de 2011

Cortes de energia elétrica afetarão 10 milhões de japoneses nesta terça

Dez milhões de japoneses serão afetadas nesta terça-feira pelos cortes de luz que voltarão a ser aplicados pela empresa Tokyo Electric Power Company (Tepco) devido aos problemas gerados pelo terremoto seguido de tsunami do último dia 11 de março.

Segundo informou a empresa, os blecautes começaram às 9h20 da hora local (21h20 de segunda-feira pelo horário de Brasília) e continuarão, de forma escalonada, até as 22h do horário do Japão.

Os cortes de energia terão até três horas de duração e serão aplicados em quatro regiões distintas do Japão, em diferentes momentos do dia.

Nos últimos três dias não houve cortes de luz, já que ao fim de semana se uniu o feriado desta segunda-feira pela celebração do equinócio de primavera.

A Tepco calcula que na hora do rush desta terça-feira haverá uma demanda de 37 milhões de quilowatts, enquanto a oferta não superará 35,5 milhões, e por isso pediu que empresas e cidadãos reduzam o consumo.

A companhia, operadora da instável usina nuclear de Fukushima, prevê manter os blecautes até o fim de abril, em cortes que poderão afetar até 45 milhões de pessoas, inclusive moradores da região metropolitana de Tóquio.

Trabalhadores tentam controlar a central de Fukushima, que ficou sem eletricidade após o terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami, o que gerou uma crise nuclear que enfim parece se estabilizar.

Segundo a empresa, a usina Fukushima Daiichi foi atingida por um tsunami com ondas de até 14 metros, mais que o dobro do previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário