SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 22 de março de 2011

Militares do 23º BI vão para o Rio

BLUMENAU - Equipes posicionadas caminham rapidamente enquanto apontam as armas para o alvo. O comandante dá as ordens conforme a movimentação dos suspeitos. O cenário é de risco e qualquer ação errada pode custar vidas. Este é um panorama fictício, mas que serve de treinamento para os 103 homens do 23º Batalhão de Infantaria que irão para o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em abril.
Junto com homens de Criciúma, Tubarão e Florianópolis, o grupo blumenauense formará a tropa de 154 militares que ficará até julho na comunidade fluminense para uma missão de pacificação. O objetivo dos soldados é cumprir um acordo entre os governos federal e estadual, que prevê que o Exército ocupe, até novembro, as favelas que estavam sob o domínio de traficantes e foram retomadas por forças policiais em 2010.

– Nossas equipes farão um trabalho de patrulhamento, revistas, bloqueios de vias e vasculhamentos – conta o comandante da 4ª Companhia de Pacificação, capitão Lizandro Farencena Capeleto.
Para ambientar os soldados, os treinamentos tentam adequá-los às atividades dentro da favela.
– Não estamos acostumados com favelas iguais a que vamos encontrar lá. Por isso, estamos desenvolvendo situações que sejam parecidas – relata o capitão Capeleto. Neste processo de preparação, o grupo esteve em Campinas (SP), no Centro de Instrução do Exército. Na próxima semana, a equipe fará um treinamento à noite em ruas próximas ao 23ºBI.
– Iremos com 154 homens e pretendemos voltar com este mesmo número. Esta é uma grande oportunidade, pois atuar em uma missão para ajudar o nosso próprio país é algo único – argumenta o soldado Alexander Ponsanski.
Segundo Capeleto, os militares que se destacarem poderão integrar o novo grupo que irá ao Haiti em julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário