SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 13 de março de 2011

Muito além da manutenção da paz

O esforço dos militares no Haiti vai além de manter a paz. A língua oficial é o francês, mas apenas 10% da população se comunica por ela. O povo fala na língua crioula, mistura da francesa com idiomas africanos. Alguns militares brasileiros se adaptaram tão bem que já se comunicam dominam a linguagem.
- Eles gostam quando a gente fala com eles na língua deles. É sinal de respeito. Bastam uns minutos e a gente já fala de futebol - conta o fuzileiro naval Lucas dos Santos Ferreira, de 32 anos, na sua segunda ida ao Haiti.
Os trabalhos sociais são outra forma de aproximação com os haitianos. Nas favelas do Haiti, as tropas ajudam na distribuição de cestas básicas, na prevenção do cólera e até na limpeza e na pintura de casas das comunidades inseridas no projeto "Quarteirão Limpo". Neste programa, as tropas brasileiras dão apoio e inspecionam algumas favelas para mantê-las limpas.
Mas é a ação social em orfanatos que mexe com a emoção dos militares. Além das instituições que eles ajudam com doações de alimentos e remédios, como o Centro de Saúde Lucélia Bomtemps, os brasileiros construíram e mantêm um orfanato.
- Quando vou ao orfanato, sinto porque estou aqui. As crianças perderam os pais no terremoto e precisam de carinho. É muito gratificante - comenta o soldado Elvidio José de Carvalho Neto, que também fala a língua dos haitianos.
Segundo o comandante das Forças de Paz do Haiti, o general-de-brigada brasileiro, Paul Cruz, o papel do Brasil tem sido marcante na região e no mundo.
O militar lembra um caso emblemático, quando as tropas brasileiras foram chamadas para conter manifestantes após o primeiro turno das eleições, no fim do ano passado. O grupo estava disposto a entrar no Quartel General das Nações Unidas e começou a cantar o Hino Nacional do Haiti.
- A tropa acompanhou os manifestantes, e todos cantaram juntos o hino em francês. Temos que entender os habitantes e respeitá-los - conta o comandante.
Tanta integração faz com que os haitianos chamem os brasileiros de "bon bagay", que significa gente boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário