SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 18 de março de 2011

Número de mortos em tremor e tsunami no Japão ultrapassa 6.400

As autoridades do Japão confirmaram nesta sexta-feira que 6.405 pessoas morreram e 10.259 estão desaparecidas após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o país na última sexta-feira (11), segundo o último boletim oficial divulgado nesta sexta-feira pela polícia.

De acordo com este novos dados, a tragédia da última sexta supera pela primeira vez o balanço do tremor ocorrido em Kobe em 1995, que deixou 6.434 vítimas fatais. Na ocasião, a cidade portuária japonesa (no oeste do país) foi afetada por um terremoto de 7,2 graus.

Teme-se que o número final de vítimas aumente ainda em alguns municípios das províncias mais afetadas, como Iwate, Miyagi e Fukushima.

Mais de 90 mil militares e reservistas japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, trabalham na zona devastada em busca de sobreviventes que ainda possam estar sob os escombros ou talvez arrastados mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.

No entanto, pouco a pouco a infraestrutura de transporte está sendo recuperada na zona afetada, o que facilita a tarefa das equipes de assistência para a distribuição da ajuda às 380 mil pessoas que permanecem nos 2.200 abrigos disponibilizados após o desastre.

Na cidade de Sendai, uma das mais afetadas pela catástrofe, os supermercados do centro da cidade voltaram a abrir para vender mantimentos aos habitantes, enquanto na província de Iwate, mais ao norte, a escassez de combustível levou à paralisação da cremação das vítimas.

Por enquanto foram recuperadas cerca de 26 mil pessoas, embora 20 delas tenham morrido nos abrigos devido a seu delicado estado de saúde ou avançada idade, segundo informou a agência local Kyodo.

O terremoto e o posterior tsunami destruíram 11.991 casas, provocando 269 incêndios e danificando 1.232 pontos nas estradas do norte e do leste do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário