SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 16 de março de 2011

Forças de Kadafi continuam avançando; aeroporto de Benghazi é bombardeado

Segundo o coronel insurgente Faradj el Feyturi, que falou para a rede de televisão Al-Jazira, aviões das forças Kadafi bombardearam cidade de Benghazi no início da manhã desta quarta e tiveram como alvo o aeroporto da cidade.

Feyturi não detalhou se o ataque deixou vítimas ou danos materiais, mas assegurou que a resposta dos rebeldes foi contundente e que os aviões de Kadafi "empreenderam a fuga".

Em Misrata, quatro pessoas foram mortas durante a ofensiva das tropas do governo líbio. Segundo os rebeldes, as forças do ditador líbio atacaram com tanques e artilharia, além de bombardeios aéreos, que teriam começado por volta das 7h00 da manhã (horário local).

A cidade de estratégica de Ajdabiya, a 160 quilômetros de Benghazi, continua sob forte ataque das forças leais a Kadafi, onde também utilizam os bombardeios como forma de derrotar os rebeldes. A caída de Ajdabiya abriria caminho para as tropas do ditador líbio avançarem mais a leste, em Benghazi e Tobruk, onde estão concentrados os rebeldes.

Por sua parte, o ex-ministro do Interior líbio Abdel Fatah Yunis, que passou para o lado dos rebeldes nos primeiros dias da revolta, manifestou à cadeia Al Arabiya que as forças insurgentes ainda controlam Ajdabiya.

Segundo Yunis, os rebeldes causaram "severas perdas" às forças do regime de Trípoli, que na terça-feira lançaram uma intensa ofensiva sobre essa cidade.

O antigo chefe das forças especiais líbias relatou que os rebeldes atraíram as forças de Kadafi até o centro de Ajdabiya antes de produzir uma emboscada, e assegurou que capturaram sete tanques e destruíram outros três.

"Houve dezenas de mortos e feridos entre as forças de Kadafi. Nos encarregamos de seus feridos e os transferimos aos nossos hospitais, enquanto muitos outros escaparam rumo à cidade de Tobruk, onde se renderam aos revolucionários", acrescentou.

O coronel Khaled Essayeh, um dos porta-vozes militares rebeldes, confirmou esta versão à AlJazira e assegurou que o ataque das forças do regime foi repelido pelos rebeldes, que capturaram 120 de seus soldados.

O correspondente da cadeia catariana em Ajdabiya, por sua vez, assinalou que os bombardeios dos aviões de Kadafi sobre a cidade continuavam na manhã desta quarta-feira.

Em 48 horas

O filho de Kadafi, Saif al-Islam, disse que as forças de seu pai estão próximas da cidade de Benghazi e que "tudo estará terminado em 48 horas". Em uma entrevista à rede francesa Euronews, al-Islam respondeu, quando questionado sobre a zona de exclusão aéreo na Líbia, que "as operações militares acabaram. Em 48 horas, tudo estará terminado."

"Nossas forças estão próximas a Benghazi. Qualquer que seja a decisão, já será muito tarde", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário