SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 19 de abril de 2011

Governo francês buscará corpos do voo da Air France, diz FAB

Em entrevista nesta terça-feira (19), o comando da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira, afirmou que o governo francês irá buscar os corpos das vítimas do acidente com o voo 447 da Air France, que matou 228 pessoas em maio de 2009.O Airbus A330 caiu no oceano Atlântico quando fazia a rota Rio-Paris. As causas do acidente ainda não foram identificadas. Um dos relatórios parciais indicou que falhas nos medidores de velocidade das aeronaves podem ter contribuído.

Segundo o brigadeiro Carlos Alberto da Conceição, o governo francês tentará o resgate por meio do navio francês Ile de Sein, que buscará destroços do avião -- especialmente as caixas-pretas -- para esclarecer pontos importantes da investigação. Ele diz, entretanto, não saber se o resgate dos corpos será possível.

A Cenipa realiza investigações sobre as causas do acidente juntamente com o BEA (Birô de Investigações e Análises), escritório francês que investiga a segurança na aviação civil. De acordo com o coronel, o BEA forneceu a informação sobre o possível resgate de corpos nesta manhã.

O coronel Luís Cláudio Lupoli, representante acreditado da FAB, estará presente no navio, que começa a operação no dia 22. O navio sairá de Dakar, no Senegal. "Não se sabe quantas serão as idas e vindas do mecanismo responsável pela coleta. Tudo vai depender do que será possível coletar." Segundo o coronel Lupoli, o dispositivo deve demorar três horas para chegar aos destroços, que estão a 4 km de profundidade.

No dia 15, a Associação das Famílias das Vítimas do Voo 447 da Air France informou que os corpos dos que morreram no acidente não poderiam ser resgatados. A decisão havia sido tomada durante reunião com o BEA na noite anterior, em Paris.

De acordo com os familiares, a decisão foi embasada na opinião de médicos peritos, que disseram que os corpos não resistiriam ao içamento. A FAB não soube informar se os familiares das vítimas foram avisados da nova decisão do governo francês sobre o resgate dos corpos.
BUSCAS

A equipe de buscas aos destroços do voo 447 encerrou as operações submarinas no dia 8 de abril. O BEA divulgou as primeiras imagens dos destroços. De acordo com o órgão, foram localizadas partes do motor, fuselagem, asas e do trem de pouso do Airbus A330-203, que fazia o voo 447 da Air France que caiu em 2009 com 228 pessoas.

A ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet, confirmou a presença de corpos dentro de uma grande parte da fuselagem. Ao anunciar a localização dos primeiros destroços, Kosciusko-Morizet afirmou que esperava "localizar rapidamente as caixas-pretas" do Airbus, um dos principais objetivos da missão e fundamentais para esclarecer as causas da tragédia.

"Se não foram destruídas no choque, existem a possibilidade de que funcionem", disse Jean Paul Troadec, diretor do BEA, na ocasião. Ele afirmou que a localização dos destroços também permitirá precisar a trajetória final da aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário