SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Adolescente morre por bala perdida em tiroteio no Complexo do Alemão, no RJ

Uma adolescente de 15 anos morreu ao ser atingida por uma bala perdida na cabeça durante intensa troca de tiros na noite desta terça-feira, 6, na Favela Grota do Alemão, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio.

O tiroteio teria sido deflagrado por uma disputa entre traficantes das comunidades do Adeus, da Serra da Misericórdia e da Grota, e depois evoluiu para um confronto contra os militares que ocupam o complexo, segundo moradores. O Exército não confirmou esse enfrentamento. Para evitar que passageiros fossem atingidos por tiros, o teleférico recém-inaugurado no morro parou e vias de acesso, como a Estrada do Itararé, foram interditadas.

Carla da Silva, tia da jovem Ana Lúcia da Silva, disse que ela chegou a ser socorrida a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Penha, mas teve morte cerebral declarada. Até o momento, nenhum órgão oficial confirma a morte.

A troca de tiros entre traficantes e a Força de Pacificação cessou por volta das 23 horas, segundo moradores, que foram revistados pelo Exército ao voltarem para suas casas. Dois blindados do Exército e um do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM foram levados ao complexo. A tropa que ocupa o morro, integrada por cerca de 1.800 pessoas, foi reforçada por mais cem soldados.

Traficantes. A prisão de sete pessoas após novo confronto com a Força de Pacificação no Alemão, na noite de segunda-feira, 5, e um vídeo divulgado na terça-feira, 6, pelo Exército em que dois homens aparecem armados e vendendo drogas na Vila Cruzeiro mostram que os traficantes estão voltando a desafiar as autoridades nas comunidades retomadas pelo Estado em novembro de 2010.

A avaliação de militares e policiais é de que traficantes que permaneceram ou voltaram às comunidades estão incitando protestos violentos. O conflito de segunda-feira começou, segundo o Exército, após manifestação pacífica de moradores contra a atuação de militares no distúrbio de domingo, 4, no Morro da Alvorada - que terminou com dez feridos. Segundo o Exército, motoboys fizeram ameaças e os militares reagiram.

Prisões. Três policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos Morros da Coroa, Fallet e Fogueteiro, no Rio Comprido (zona norte), foram presos anteontem à noite com R$ 13 mil em dinheiro, cuja origem não souberam explicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário