SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Center Norte contesta Cetesb e diz que mantém funcionamento

O shopping Center Norte (zona norte de São Paulo) informou nesta terça-feira, por meio de comunicado, que mantém a normalidade de suas operações e que está tomando as medidas legais e administrativas em relação à decisão da prefeitura que determina o fechamento do estabelecimento.

O Center Norte foi multado em R$ 2 milhões hoje pela prefeitura. Os técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também determinaram a suspensão das atividades do shopping, dos estacionamentos, e das lojas Carrefour e Lar Center, que funcionam no mesmo complexo. O motivo da multa e da suspensão é o não atendimento às exigências feitas pela Cetesb que multou o estabelecimento na semana passada por não ter instalado um sistema de extração de gases.

"O shopping não concorda com a medida, uma vez que tem cumprindo as exigências da Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo] para resolver a questão ambiental, por meio do monitoramento diário da área e das obras para a instalação de drenos para a exaustão do gás metano existente no solo, conforme os planos e os cronogramas apresentados à Cetesb em 31 de agosto de 2011 e sobre os quais até o presente momento não houve manifestação", informou a nota.

A prefeitura deu 72 horas para o shopping --um dos maiores da cidade-- suspender totalmente suas atividades. O fechamento é válido por tempo indeterminado, até que o estabelecimento comprove o cumprimento de todas as exigências ambientais.

Na inspeção desta terça-feira, o Center Norte também foi intimado a atender medidas previstas na legislação municipal: manter o piso de 30% da área dos estacionamentos permeável e que haja uma árvore para cada 40m² de estacionamento.

Na nota de hoje, o shopping diz que o gás metano identificado está localizado abaixo do piso do empreendimento, sob a camada de concreto, onde, segundo o estabelecimento, as condições para que ocorra uma explosão são nulas.

"O shopping Center Norte assegura que a normalidade de suas atividades não coloca em risco a segurança e a saúde de seus lojistas, funcionários, clientes e fornecedores, razão pela qual não concorda com a decisão do órgão público".

O estabelecimento, que tem 331 lojas e estacionamento com capacidade para 7.000 vagas, afirma em seu site ser "o shopping de São Paulo que apresenta o maior volume de vendas por m² entre todos os empreendimentos da cidade".

RECOMENDAÇÃO

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) informou hoje que recomendou cautela aos lojistas antes de se tomar qualquer providência "mais drástica".

"Todas as medidas já estão sendo tomadas, inclusive para que não ocorra o fechamento do centro de compras após o prazo dado de 72 horas. A Alshop, enquanto entidade que rege pelos direitos dos varejistas, está à disposição de todos, e acompanha de perto cada ação tomada pelo shopping, na certeza de que tudo será resolvido sem acarretar em prejuízos ao setor", afirmou o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, por meio de nota.

CONTAMINAÇÃO

O shopping, construído em 1984 sobre um antigo lixão, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, o que tem jogado gás metano, em níveis perigosos, para o interior de algumas lojas, segundo relatórios da Cetesb.

No último dia 16, a companhia colocou todo o terreno do Center Norte na sua lista de áreas contaminadas críticas e disse que havia risco de explosão.

A Cetesb também determinou multa diária de R$17450,00 ao shopping, válida por um mês. A punição deve persistir enquanto o shopping não cumprir as medidas exigidas pelo órgão.

Segundo o Center Norte, um sistema para extração do gás opera há 40 dias e outros oito sistemas similares estão sendo instalados em pontos estratégicos.

Na sexta-feira (23), o shopping chegou a divulgar que, em visita ao estabelecimento, técnicos da Cetesb fizeram medição do metano "em locais estratégicos" e constataram que não havia presença do gás.

Mas a companhia desmentiu o estabelecimento e confirmou o risco de explosão caso o gás fique confinado em ambientes fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário