SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"A resposta sou eu", diz Chávez sobre rumores de sua saúde

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convocou a imprensa ao palácio presidencial, o Miraflores, para reafirmar que está se recuperando satisfatoriamente do câncer que revelou ter em junho e interromper a onda de rumores provocada por uma reportagem do jornal americano "El Nuevo Herald" de que ele havia sido internado de emergência na terça-feira.

Em cadeia nacional de rádio e TV, o mandatário venezuelano jogou softbol com seus ministros. Todos vestidos com abrigos esportivos que combinavam o vermelho, a cor de seu movimento político, ou com as cores da bandeira do país.

Chávez, com o rosto e pescoços bastante inchados, mostrou movimentos ágeis e resistência: falou, de pé e sob o sol, por quase três horas nas escadarias do casa de governo.

"Para eles eu já estou internado", ironizou.

Chávez não revela que órgãos ou tecidos foram afetados pelas células cancerígenas. Ele diz que já não tem câncer e que fazia, até a semana passada, tratamento quimioterápico preventivo.

Ontem, questionado mais uma vez sobre o tipo de câncer que tem, respondeu: "Querem saber mais? Para quê? Para quê?"

Segundo o venezuelano, querer mais detalhes sobre sua doença é fruto de curiosidade "mórbida".

"Minha resposta é essa, compadre. Eu sou a minha resposta e a vida que levarei daqui em adiante é a resposta", afirmou.

Segundo a coluna de Mônica Bérgamo, da Folha, os médicos do Sírio Libanês que viram os exames de Chávez no mês de julho disseram que ele enfrenta lesões na próstata, em um nível avançado.

O presidente fez questão de ler praticamente a íntegra da reportagem do "El Nuevo Herald", que, citando fontes anônimas, dizia que o presidente teria sido internado na manhã de terça-feira no Hospital Militar de Caracas, "em um estado geral comprometido".

O texto terminava com uma frase de Roger Noriega, o ex-embaixador dos EUA na OEA (Organização dos Estados Americanos) no governo George W. Bush (2001-2011).

"Isso significa que deveríamos começar a pensar, e deveríamos preparar-nos, para um mundo sem Hugo Chávez", disse Noriega, um dos ícones da direita nos EUA, segundo a reportagem.

Chávez leu o sentença na TV. "A novela dramática da minha saúde. É lamentável", disse. "Isso o que provoca é dúvida nas pessoas, e não é pouca gente que gosta de mim neste mundo. E eu gosto deles."

Chávez voltou dizer que vai nocautear a oposição nas eleições presidenciais de 7 de outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário