É assim que se encontra o Brasil a mil dias de abrigar a sua segunda Copa do Mundo, programada para 2014. Pressionado pela contagem regressiva para o jogo inaugural e pelo fato de ter tirado do papel apenas 4,7% das obras programadas (ou usado R$ 1 bilhão de um orçamento de R$ 24 bilhões), o poder público abriu mão do trâmite original para não passar vergonha perante o mundo.
Atalhos foram criados para acelerar as obras, quase todas elas encurraladas pela falta de planejamento. Como pouco – ou quase nada – andou de 2007, quando a Fifa bateu o martelo a favor do país, para cá, a presidente Dilma Rousseff tratou de mudar a regra.
A petista sancionou, no mês passado, o polêmico Regime Diferenciado de Contratação (RDC), aprovado pelo Congresso Nacional. Entre outros aspectos, o RDC garante a manutenção do sigilo dos orçamentos prévios de um projeto até o fim da licitação. Durante o processo, somente órgãos de controle terão acesso aos preços. Ou seja, tudo no escuro.
Outro empurrãozinho foi anunciado nesta semana, permitindo que as obras de mobilidade urbana nos estados e municípios que receberão o torneio da Fifa sejam mantidas na lista de prioridades do Mundial mesmo que não estejam licitadas e contratadas até dezembro deste ano, o prazo inicialmente estipulado.
Corrida contra o relógio. Segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), menos de 3% dos recursos para as obras de transportes nas 12 subsedes da Copa foram liberados. Em sete cidades nenhuma obra – como trens, monotrilhos ou metrô – foi iniciada. A matriz da Copa tem 49 projetos.
Em Curitiba, a única intervenção prevista para começar em 2011 é a extensão da Linha Verde Sul, programada para dezembro.
Letargia que praticamente obrigou o ministro do Esporte, Orlando Silva, a excluir a mobilidade urbana dos “pilares essenciais” do Mundial. “O mais importante é o estádio, esse é um assunto resolvido. Depois, são os aeroportos, porque é a circulação do país, e oito dos 13 estão em obras. Esses são os dois pilares essenciais. Mobilidade é o legado, que será o ganho real para a população”, cravou o ministro.
Legado que, assim como no Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, começa a se esfarelar.
Em Brasília, o governo local anunciou que a principal obra de transporte público planejada para o evento, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), não estará inteiramente pronta até 2014. Já a prefeitura de Belo Horizonte desistiu da construção de corredores exclusivos para o Bus Rapid Transit (BRT), ônibus de trânsito rápido, na Avenida Pedro II, uma das ligações para o Estádio Mineirão, palco mineiro da Copa.
Fracassos que obrigaram a convocação do rodado “Jeitinho Brasileiro”, o camisa 10.
este texto é seu ? se for ele foi copiado (veja google) e não deram o devido crédito em varios sites
ResponderExcluir