SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Exército recebe viaturas e equipamentos contra catástrofes

Eles chegaram atrasados, mas não por isso deixaram de ser bem vindos. Na manhã desta terça-feira (19), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado recebeu viaturas, kits de saúde e equipamentos operacionais para servir de apoio a logística necessária para atender vítimas de desastres naturais e catástrofes. O Comando Militar do Nordeste confirmou que o material foi doado a Alagoas por conta das recentes enchentes que atingiram 19 municípios em junho deste ano.
Das 86 viaturas adquiridas para todas as unidades do Exército na região Nordeste, 12 foram destinadas ao 59º BIMTZ e representaram um investimento de R$ 3,4 milhões. Também chegou um Jeep operacional, que custou R$ 122 mil.
O Batalhão recebeu ainda geradores de 15 Kva, que vão servir para o fornecimento de energia em área de acampamento de ações militares e de apoio à defesa civil.Na lista, constam também dois holofotes, uma torre de iluminação, um bote com os componentes de salvamento, bolsas para médicos e praças – com remédios, kits de primeiros socorros, aparelhos de medição de pressão arterial, bisturis, pilhas, lanternas etc -, 56 rádios de comunicação individual e 32 de comunicação veicular.
E a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas também foi parceira do 59º BIMTZ. Doou à instituição outros dois geradores, 15 barracas e 12 bolsas para primeiros socorros e atendimento médico.Material chegou atrasado
O Comando Militar do Nordeste confessou que as viaturas, aparelhos e equipamentos chegaram ao Estado porque Alagoas foi atingida pelas enchentes que destruíram 19 municípios das regiões dos Vales do Mundaú, Paraíba e Zona da Mata.”Sabemos que o 59º BIMTZ estava com carência de material e a cheia comprovou que eram necessários investimentos para este Batalhão. Por isso, o Ministério da Defesa fez um esforço e concentrou investimentos para as unidades que estavam precisando de viaturas e equipamentos. Dos 86 carros comprados para o Nordeste, 12 já estão à disposição dos alagoanos”, disse o general Américo Salvador de Oliveira, comandante do Comando Militar do Nordeste. O ministro interino da Defesa, general Enzo Martins Peri, reforçou que a aquisição das dezenas de viaturas e material de trabalho para o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado aconteceu pela necessidade que existia no Estado. “Eu vim pessoalmente a Alagoas com o ministro da Defesa Nélson Jobim e com o presidente Lula para constatar os prejuízos ocasionados pelas chuvas. Sabemos que todas as unidades do Exército, no Brasil inteiro, foram solidárias ao Estado e disponibilizaram sua estrutura, entretanto, Alagoas precisa estar melhor equipada e essa ajuda chegou. O recebimento desse material é importante à medida que possibilita melhores condições de apoio ao Estado, dando assim, uma resposta mais rápida e eficaz em situações onde a celeridade seja um fator decisivo ”, afirmou o comandante do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário