SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 2 de outubro de 2010

Tudo o que você precisa saber na hora do voto-ELEIÇÕES 2010

A votação que acontece no próximo domingo (3) é uma das mais complicadas para o eleitor brasileiro. Isso porque é preciso votar em seis candidatos de uma única vez. Ao todo, o cidadão que não optar pelo voto branco ou nulo terá que digitar pelo menos 19 números para votar nos candidatos a deputado estadual, deputado federal, duas vezes para senador, uma para governador e uma para presidente. Uma das dicas sugeridas pelo Tribunal Superior Eleitoral é anotar os números dos candidatos em um papel e levá-lo para o local de votação, a chamada cola. O site do TSE disponibiliza um “gerador de cola” que pode ser impresso (clique aqui para acessar).
A ordem de votação dos candidatos é a seguinte:- Deputado estadual (5 números)- Deputado federal (4 números)- Senador 1 (3 números)- Senador 2 (3 números)- Governador (2 números)- Presidente (2 números)
TítuloA votação acontece das 8h até as 17h. O eleitor tem que levar somente um documento com foto. Havia uma determinação divulgada nos últimos meses pelo governo que obrigava a apresentação do título eleitoral na hora do voto, mas na quinta passada o Supremo Tribunal Federal derrubou a medida. O título, portanto, pode ser usado para que o eleitor identifique seu local de votação, mas não é necessário para votar.Para saber a seção e a zona onde vota, o eleitor pode fazer uma consulta no site do TSE (clique aqui para acessar), basta fornecer o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.
JustificativaQuem não estiver em sua cidade no período da eleição, pode justificar seu voto em qualquer seção eleitoral. Neste ano, o eleitor pode imprimir o formulário de justificativa diretamente do site do TSE (clique aqui para acessar). Caso não possa justificar sua ausência no próprio dia da eleição, ainda há um prazo de 60 dias para entregar o requerimento em qualquer cartório eleitoral ou mesmo encaminhar via correio para o cartório da zona na qual está inscrito.
Quem não votar e não apresentar justificativa fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos e renovar matíricula em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.
Para maiores informações, o eleitor pode acessar a página eletrônica do TSE (http://tse.gov.br/) ou entrar em contato com o Tribunal Regional do seu estado por meio do telefone (clique aqui para ver os números).

Nenhum comentário:

Postar um comentário