SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Resgate dos 33 mineiros pode ser antecipado para as 20h desta terça, diz equipe

Os operários responsáveis pelo resgate dos 33 mineradores que desde o dia 5 de agosto estão soterrados a 622 metros de profundidade em uma mina no norte do Chile disseram nesta terça-feira que o procedimento poderá ser adiantado em algumas horas e que pode ter início ainda às 20h.
Os funcionários deixaram transparecer na manhã desta terça-feira que caso os últimos testes com a cápsula Fênix 1 durante o dia correrem sem problemas o início das operações poderia ser adiantado para as 20h. A informação ainda não foi confirmada pela chefia das operações. Ainda na segunda-feira o trio que lidera o resgate (os ministros da Saúde, Jaime Mañalich, da Mineração, Laurence Golborne, e o chefe das operações, André Sougarret), tinha informado que o horário oficial para o início dos trabalhos era de meia-noite de terça-feira -- entre a noite de terça (12) e a madrugada de quarta (13).
Já havia indicações, no entanto, de que o começo das operações poderia ser adiantado caso as condições de segurança assim permitissem. "Se estivermos em condições de dar início antes, vamos partir com o resgate independente da hora", disse Sougarret ao jornal chileno "La Nación" ainda na segunda-feira.
Em entrevista coletiva na segunda-feira, os três chefes do resgate também já tinham sinalizado que o Norte seria a satisfação dos quesitos de segurança, e que as operações poderiam ter início "de dia ou de noite".
"Não há preferência em termos de começar o processo de dia ou de noite, se tivermos as condições de segurança. É isso que vai determinar a hora em que a operação de resgate vai começar", disse Laurence Golborne.
"Para podermos prevenir situações de risco, a única maneira é estarmos alertas para a segurança o tempo inteiro", complementou.
ENTREVISTA COLETIVA
Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, o ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, seu colega da pasta da Mineração, Laurence Golborne, e o chefe das operações de resgate, André Sougarret, explicaram detalhes e riscos da operação de resgate.
O trio deixou claro que não divulgará a lista com a ordem de retirada dos mineiros. "Qualquer dado em torno da ordem de saída dos mineiros é especulação. Não publicaremos a lista. O primeiro a subir, em particular, será decidido na última hora", disse o chefe das operações.
Já o ministro da Saúde informou que o estado dos 33 trabalhadores segue estável. "Não há novidades quanto à saúde deles, todos estão bem.
A coletiva das três figuras principais nas operações de resgate chegou algumas horas depois de ter sido feito o anúncio de que o revestimento do túnel pelo qual os 33 mineiros chilenos devem ser resgatados foi concluído nas primeiras horas desta segunda-feira.
Otimista, o ministro da Mineração disse que todos os testes com a cápsula Fênix 1 já foram finalizados, e após a descida do dispositivo até 610 metros --dos 622 necessários para alcançar os mineiros-- foi possível determinar que não há riscos de desabamento durante a subida dos trabalhadores à superfície. CÁPSULA FÊNIX 1
André Sougarret disse que uma câmera instalada dentro da cápsula Fênix 1 revelou que não há rochas soltas. "Temos certeza agora de que não há rochas soltas e não haverá possibilidade de deslizamentos durante a passagem, que deve ocorrer à velocidade de 1 metro por segundo".
"Basicamente eliminamos todos os riscos de membros da equipe ficarem isolados lá dentro", complementou.
O chefe das operações acrescentou ainda que deve pedir dados adicionais para testar o sistema de subida.
CÁPSULAS RESERVA
Caso aconteça qualquer problema com a primeira cápsula, as equipes têm de prontidão outros dois dispositivos, a Fênix 2 e a Fênix 3.
O trio que lidera os trabalhos, no entanto, não escondeu a preocupação em torno da possibilidade de usar as reservas, que têm dimensões menores do que a primeira.
"As cápsulas Fênix 2 e 3 não são ideais para transportar os mineiros", disse Mañalich. PREPARAÇÃO
O ministro da Saúde informou que os mineiros deverão começar uma dieta líquida cerca de seis horas antes do início dos trabalhos. "Será uma dieta com muitas calorias e suplementos de magnésio e fósforo".
SOCORRISTAS
O trio que lidera todas as operações de resgate informaram que quatro socorristas descerão para auxiliar na preparação dos mineiros.
São eles: um especialista em resgate em minas, dois enfermeiros e um mineiro.
"O principal trabalho será feito enquanto eles ainda estiverem lá embaixo. É importante que sejam quatro até para que possam descansar e se revezar durante os dias que a operação durar", informou o ministro da Saúde, Jaime Mañalich.
O grupo só saberá quem é o primeiro a descer horas antes do início da operação, para minimizar o stress e a tensão antes de começar a descida ao interior da mina, indicaram os ministros. TRAJETO PARA OS HOSPITAIS
Um importante detalhe informado na coletiva é que há previsão de chuva para terça-feira e quarta-feira.
"Hoje [segunda-feira (11)] às 14h30 haverá testes com helicópteros da Força Aérea, simulando situações de pacientes com situação de risco máximo, caso precisemos fazer saídas muito rápidas", disse Mañalich.
Caso as aeronaves não tenham condições de voo, será necessário levar os mineiros de ambulância, por terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário