SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Resgate de mineiros no Chile pode ocorrer no próximo fim de semana

Brasília – Os engenheiros responsáveis pela operação de resgate dos 33 trabalhadores, soterrados na Mina de San José, no Norte do Chile, informaram nesta terça-feira que eles podem ser resgatados neste fim de semana. O presidente da mineradora chilena Geotec, Pedro Buttazzoni, disse que falta escavar apenas 160 metros para chegar até o local onde estão abrigados os trabalhadores, depois que as máquinas conseguiram perfurar 464 metros de pedras.
As informações são da agência BBC Brasil. Segundo Buttazzoni, sua equipe deve conseguir terminar o trabalho em três ou quatro dias. Ele disse ainda que está em discussão se é realmente necessário forrar o túnel de resgate com um invólucro de metal como foi planejado, um processo que poderia levar vários dias.
Se for decidido que o forro não é necessário, segundo ele, é "perfeitamente possível" que os mineiros sejam trazidos à superfície até o fim de semana. Os parentes dos mineiros preparam uma festa para comemorar o resgate.
Recentemente, outros funcionários da mina fizeram um protesto dizendo que não haviam sido pagos desde o acidente. Cantando "não somos apenas 33", cerca de 200 trabalhadores fizeram uma passeata cobrando o dinheiro da empresa, que tem dívidas e está enfrentando ações na Justiça movidas pelas famílias dos mineiros soterrados.
Na véspera o presidente chileno, Sebastián Piñera, disse que as equipes devem resgatar os mineiros até o dia 15, quando pretende fazer uma série de viagens à Europa."Eu espero que consigamos resgatá-los antes de eu ir para a Europa, eu quero dividir esse momento com os mineiros", disse Piñera. O cronograma de resgate foi reduzido depois que as três furadeiras utilizadas no local começaram a progredir rapidamente.
Assim que o túnel de resgate estiver pronto, uma cápsula de aço, projetada pela Marinha chilena e construída especificamente para esse propósito, será usada para retirar os trabalhadores da mina. O plano é que oficiais da Marinha desçam para avaliar a situação e ajudar os mineiros a utilizar a cápsula. O processo de retirada de cada um dos homens presos deve durar uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário