SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Projeto usa força das ondas do mar para gerar energia

O enorme potencial do litoral brasileiro para gerar energia elétrica começou a ser explorado por meio de um projeto inovador, que usa a força das ondas do mar e que poderá transformar a vida de milhares de brasileiros.
O projeto está sendo testado no litoral cearense, que tem 568 km de extensão, com ondas perfeitas para gerar energia elétrica limpa e renovável. O local para a construção da usina foi escolhido de acordo com parâmeros ambientais que favorecem a execução do projeto.
Características como a altura das ondas, a variação da maré e a velocidade dos ventos são decisivas na geração de energia elétrica através das ondas do mar.
A usina-piloto fica a 5 km da costa. Sua base de concreto tem 12 m de comprimento e sustenta a estrutura que vai gerar a energia elétrica. A onda movimenta braços mecânicos, que têm 22 m de comprimento e são adaptados a um flutuador.
O movimento aciona uma bomba e faz a água doce, que está em um reservatório fechado, girar em alta pressão. A potência instantânea é de 100 kw, energia suficiente para o consumo médio de 40 casas.
A previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste mês e que, depois de um ano em experiência, a usina possa gerar energia em escala comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário