SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 4 de março de 2011

Em base militar com praia deserta, Dilma passará carnaval em família

NATAL. A presidente Dilma Rousseff desembarca no início da noite de hoje em Natal, onde passará o carnaval, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, base militar da Aeronáutica a 13 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte. O local foi escolhido a dedo pela presidente, que quer privacidade nos próximos quatro dias, quando terá a companhia da filha Paula e do neto Gabriel. Para receber a presidente, o centro passou por adequações nas áreas de segurança e comunicações.

Melhorias custaram cerca de R$8 milhões
As melhorias na Barreira do Inferno - primeira base de lançamento de foguetes no Brasil, implantada em 1965 - teriam custado R$8 milhões. Foi necessário implantar equipamentos de informática, comunicação e segurança para a estadia de Dilma. Também devem acompanhar a presidente sua mãe, Dilma Jane, sua tia Arilda e seu genro, Rafael Covolo.
A presidente avaliou opções como a base da Restinga de Marambaia, no Rio, e a ilha de Fernando de Noronha, mas considerou que, nos dois locais, não teria a privacidade desejada. Optou pela Barreira do Inferno, entre as praias de Ponta Negra, em Natal, e Cotovelo, em Parnamirim. O centro militar é isolado: o espaço aéreo é fechado, há falésias ao norte e ao sul, e o mar será vigiado pela Marinha.
A Barreira do Inferno tem oito quilômetros quadrados e está em "operação de treinamento" desde a semana passada. Visitas que ocorrem ao longo do ano foram suspensas. O hotel de trânsito do local tem 30 apartamentos confortáveis, mas não dispõe de piscina e restaurante. Dilma e comitiva farão refeições no refeitório dos militares.
Na praia deserta, há um quiosque com churrasqueira. Barreira do Inferno - nome dado por pescadores por causa do sol refletido nas falésias avermelhadas - está a cinco minutos de helicóptero da Base Aérea de Natal.
Dilma pretende descansar e não deve ter agenda política, embora circulem informações de que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) gostariam de visitá-la.
Eduardo Safra, do Banco Safra, também poderia se encontrar com Dilma. Do potiguar Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, Dilma aceitou sugestão de restaurante na Rota do Sol, perto da Barreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário