SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dilma intervém em crítica de militares a ministras

Os presidentes dos Clubes Militares foram obrigados ontem a publicar uma nota desautorizando o texto do "manifesto interclubes" que criticava a presidente Dilma Rousseff por não censurar duas de suas ministras que defenderam a revogação da Lei da Anistia.

Dilma não gostou do teor da nota, por não aceitar, segundo assessores do Planalto, qualquer tipo de desaprovação às atitudes da comandante suprema da Forças Armadas.

A presidente convocou o ministro da Defesa, Celso Amorim, para pedir explicações e este se reuniu com os comandantes das três Forças, que negociaram com os presidentes dos clubes da Marinha. Exército e Aeronáutica, a "desautorização" da publicação do documento, que foi colocado no site do Clube Militar, no dia 16, como revelou o Grupo Estado. O episódio deverá servir para acelerar a nomeação dos integrantes da Comissão da Verdade, sancionada em novembro pela presidente e que está em banho-maria no Planalto.

Apesar de terem sido obrigados a recuar, para não criar uma crise militar, os presidentes dos Clubes não se conformam com as críticas que as Forças Armadas têm recebido e temem que a comissão da verdade só ouça um dos lados na hora de trabalhar. Os presidentes dos Clubes da Aeronáutica, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, e da Marinha, almirante Ricardo da Veiga Cabral, disseram que em momento nenhum quiseram criticar a presidente Dilma e que a nota foi uma "precipitação", no momento em que os principais assuntos para a categoria, são a defasagem salarial e a necessidade de reaparelhamento das Forças Armadas.

O almirante Veiga Cabral, no entanto, classificou como "provocação" as falas das ministras das Mulheres, Eleonora Menicucci, e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. "É uma provocação. Não podemos ficar parados. É natural que haja uma reação porque não é possível ficarmos sendo desafiados de um lado e engolirmos sapo de outro. A vida é assim, a cada ação tem uma reação", comentou o almirante, que disse ter havido "uma coincidência de interesses" neste momento, de se tirar a nota do ar. O almirante ressalvou que embora os militares, mesmo na reserva estejam sujeitos ao Estatuto dos Militares, "os clubes não estão subordinados ao Poder Executivo".

A nota dos Clubes Militares foi publicada no site do Clube Militar, que representa o Exército, quinta-feira que antecedeu o Carnaval e reproduzida pelo jornal O Estado de S. Paulo na edição de terça-feira. No dia seguinte, houve a reunião do ministro da Defesa com os comandantes e uma conversa com a presidente Dilma. Paralelamente a esta movimentação, os comandantes das três forças telefonaram para os presidentes dos três clubes para que a nota fosse suprimida. Ontem, o "comunicado interclubes" produzido a partir da reunião da semana passado foi retirado do site no início da tarde e por volta das 16 horas, colocada no ar um outro, dizendo que os presidentes desautorizavam o texto. Este desmentido, no entanto, não chegou a ficar meia hora no ar. O Clube do Exército, para tentar encerrar a polêmica, retirou a nota e o desmentido da nota, mas a polêmica já estava criada no meio militar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Um comentário:

  1. CAROS AMIGOS A POUCOS DIAS FIZ UM COMENTÁRIO A RESPEITO DO ASSUNTO ONDE ME INDIGNAVA COM AS ATITUDES DOS NOSSOS MILITARES. BEM , TALVEZ ALGUMAS PESSOAS NÃO TENHAM ENTENDIDO A ACIDEZ DO COMENTÁRIO, PORÉM, TEMOS QUE SABER A HORA DE SERMOS DUROS E TAMBÉM A HORA DE MUITAS VEZES SERMOS MAIS POLIDOS E POLÍTICOS. Nós (militares)sempre seremos disciplinados , educados e diplomáticos em nossas atitudes, mas, nem sempre devemos aceitar o que nos é imposto por um governo que se mostra arredio e contra os militares desde os primeiros dias de seu mandato.Vivemos a mercê da própria sorte nesses últimos anos de governo petista e também do governo anterior e , o pior de tudo , é que não conseguimos ver as atitudes fortes dos nossos chefes e militares da ativa que tem sua voz calada a custo da nossa displina.Quem está na reserva e pode falar , muitas vezes, são mal interpretados, mas, ao falar tenta sempre ser educado e muito polido para não parecer truculento, porém, esquece que truculento é o governo que tem sucateado nossas Forças Armadas, e mantêm seus quadros sem um salário digno e a altura dos serviços prestados a Nação. Quando digo da covardia dos militares é com o intuito de mexer com os brios dos nossos orgulhosos Verde Olivas, que sempre honraram as tradições e defenderam nossa Nação com brilho, decência , honradez e orgulho de ser um brasileiro. Vejo com preocupação o que vem acontecendo ultimamente e acredito que nossos chefes também, porém ninguém vem a público falar a verdade e tirar as Forças Armadas dessa redoma do recalque e do revanchismo idiota no qual o País hoje vem enfrentando. Vamos tomar tento e falar aos quatro cantos toda a verdade e combater as mentiras criadas por essa camarilha que não tem o que fazer . Meus amigos não estamos aqui para ofendr quem quer que seja militares da ativa ou da reserva, mas sim para acordarmos e tomarmos providências que honrem noassa farda.Abs Queiroz/78

    ResponderExcluir