SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Empresa desenvolve tablet mais barato do mundo

Por 35 dólares, tablet britânico Aakash pretende conquistar mercados de países em desenvolvimento, como Índia e América Latina, incluindo o Brasil

Tablet desenvolvido pela Datawind custa 35 dólares e roda sistema operacional Android

Tablet desenvolvido pela Datawind custa 35 dólares e roda sistema operacional Android (Divulgação)

Uma empresa britânica afirma ter desenvolvido o mais barato tablet com acesso sem fio a internet. A firma, chamada Datawind, espera vender o dispositivo para bilhões de clientes ao redor do mundo em duas versões. Para estudantes, uma versão do tablet sairá a 35 dólares. Um modelo mais avançado será vendido por 50 dólares.

Ficha técnica do Aakash

Por apenas 35 dólares, o tablet britânico é simples e com pouca autonomia


  1. • Sistema operacional: Android OS 2.3
  2. • Processador: Cortex A8, 700 Mhz com vídeo HD
  3. • Ram: 256 MB
  4. • Armazenamento: (Interno) 2GB Flash / (Externo) suporte até 32GB
  5. • Periféricos: 2 portas USB (Versão 2.0)
  6. • Resolução de vídeo: Tela de 7" com 800x480 pixels
  7. • Tela: Touch Screen resistiva
  8. • Conectividade com rede de celular e WiFi
  9. • Autonomia: Até 180 minutos de bateria e cabo de energia


O tablet, chamado Aakash, faz parte de um programa de tecnologia da informação patrocinado pelo governo indiano. A empresa forneceu 100.000 tablets a estudantes da Índia. De acordo com Suneet Singh Tuli, CEO da Datawind, a empresa tem recebido cerca de 30.000 pedidos por dia. "Ao todo, 3 milhões de pessoas já fizeram pedidos".

Singh afirma que o Aakash não concorre com o iPad, da Apple, porque a empresa britânica está atrás de outro tipo de cliente. "Pessoas de pouca renda em países em desenvolvimento que estão procurando pelo primeiro computador". Na Índia, país natal de Singh, 8% da população de 1,2 bilhão está conectada à internet.

O Google previu em setembro que o número de internautas na Índia triplicaria em três anos se houvesse alguma forma de acessar a grande rede por dispositivos sem fio. O tablet da Datawind pretende aproveitar essa oportunidade aventada pelo Google.

Apesar das limitações técnicas, como tela mais escura e comandos de toque com menos sensibilidade, a Datawind acredita que o tablet barato vai ajudar a aquecer o mercado. Depois da Índia, a empresa pretende vender o dispositivo na Tailândia, Egito e América Latina, incluindo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário