SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Unidos da Tijuca é a campeã do carnaval carioca

Enredo da escola viajou pelo sertão para coroar Luiz Gonzaga

Do Portal Terra

000_DV1125828.jpg

A Unidos da Tijuca foi declarada a campeã do carnaval carioca de 2012. Com 299,9 pontos, a escola perdeu apenas um décimo de ponto, na categoria Alegorias e Adereços. A segunda colocada foi a Salgueiro, com apenas dois décimos de diferença. Em terceiro ficou a Vila Isabel, com 299,5 pontos. As escolas rebaixadas foram a Porto da Pedra e a Renascer de Jacarepaguá.

Com muita criatividade, a Unidos da Tijuca desfilou a obra de Luiz Gonzaga no sambódromo do Rio nesta terça-feira (21) de um jeito inusitado. Sem couro, gibão e outros elementos da cultura sertaneja, a escola mostrou o enredo O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão contando uma viagem de reis e rainhas de todo o mundo para a coração do rei do sertão.

O enredo foi desenvolvido por Paulo Barros, que desde 2004 tem surpreendido o público na comissão de frente e nas alegorias. Apesar de falar de Nordeste e do sertão, o carnavalesco optou por não usar as cores e elementos da estética tradicional da região. A história da coroação de Luiz Gonzaga deu margem para o carnavalesco ousar nas alegorias, com muitas coreografias, encenações e tecnologia.

Sempre muito aguardada, a comissão de frente da escola apresentou a "Alma da Sanfona", com dançarinos representando turistas guiados por Lampião e Maria Bonita. Os integrantes trocavam de roupa durante o desfile, se transformando em sanfonas vivas. Além disso, um tripé representava o instrumento e de dentro dela surgiu um dançarino executando performances numa roupa sanfonada e colorida.

A primeira alegoria mostrou um saguão de aeroporto, de onde surgiam realezas inusitadas, como Pelé, Roberto Carlos, Michael Jackson, a rainha Elizabeth, Elvis Presley e outras figuras. No carro, esculturas de jegues estilizadas em prata ofereciam serviços de 'Jegue Taxi' às celebridades. Os personagens também apareceram em outros momentos do desfile, pontuando aspectos da viagem pelo sertão até a coroação de Luiz Gonzaga.

As alas mostraram as comidas típicas do Nordeste, costumes dos sertanejos, e a beleza do artesanato local. Outras alas mostraram as danças típicas, o colorido das roupas e a alegria do povo nordestino. As baianas estavam fantasiadas com palhas, destacando as criações artesanais da região. "Mercado de São José do Recife" foi a segunda alegoria da escola, apresentando uma réplica do mercado municipal, com objetos de cerâmica e diversos produtos do artesanato local.

O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius e Jackellyne, iniciou uma ala em homenagem aos bonecos de cerâmica criados pelo Mestre Vitalino. Uma grande ala com fantasias do boneco seguiu o casal, marcando de marrom a passarela do samba. Na terceira alegoria, mais 154 bonecos preenchiam um barraco de sapê cujo telhado era formado por uma gangorra. Cada um dos integrantes carregava uma sanfona prateada, que produziu um belo efeito visual em contraste com a cor do barro.

As alegorias desenvolvidas pela Tijuca chamaram a atenção do público. "Missa do Vaqueiro", apresentou um brinquedo de parque, o Crazy Dance, em que doze cavaleiros giravam em diferentes direções sob um chão forrado de bois. Outro destaque foi a alegoria que lembrou o Rio São Francisco, com peixes saltando de uma piscina de panos.

O encerramento do desfile contou com uma alegoria que içava no alto da Sapucaí um ator encenando Luiz Gonzaga. Na alegoria, 79 integrantes vestidos de pássaros brancos faziam uma coreografia sob um fundo preto, lembrando a famosa canção "Asa Branca". Na passarela, o efeito dos passistas coreografando os movimentos das asas impressionou o público.

Histórico

Criada na Zona Norte do Rio, a Unidos da Tijuca surgiu em 1931, e é a Tijuca é a terceira escola de samba mais antiga da cidade. Apesar de tradicional, a escola passou a maior parte de sua história no grupo de acesso, retornando à elite em 2000. A partir de 2004, com a ajuda do carnavalesco Paulo Barros, a escola fez história com enredos e comissões de frente surpreendentes.
Ficha técnica
Presidente: Fernando Horta
Carnavalesco: Paulo Barros
Intérpretes: Bruno Ribas
Cores: Amarelo e azul
Posição no Carnaval de 2011: vice-campeã

Nenhum comentário:

Postar um comentário