SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Jogo de futebol no Egito termina em tragédia com mais de 70 mortos; veja

Um jogo de futebol no Egito terminou em tragédia com dezenas de mortos depois das torcidas invadirem o campo e brigarem no gramado.

Arte/Folhapress

Inicialmente, a agência de notícias Efe divulgou que ao menos 25 pessoas morreram, mas, mais tarde, Reuters, Associated Press e a própria Efe informaram que eram mais de 50 as vítimas fatais. Em seguida, o Ministério egípicio da Saúde confirmou 73 mortes.

"Isso é lamentável e profundamente triste. É o maior desastre da história do futebol egípicio", disse o vice-ministro da Saúde, Hesham Sheiha, à TV estatal do país, segundo a Reuters.

A confusão aconteceu depois de uma partida entre os times Al Ahly, do Cairo, e Al Masry, de Port Said, local do confronto (que fica a 200 km da capital), que terminou 3 a 1 para os anfitriões.

Isto não é futebol,é guerra, relatou o jogador Mohamed Abo Treika, do Al Ahly.

Os clubes, e principalmente suas torcidas, têm uma longa rivalidade e histórico de confusão. De acordo com a Reuters, foram mais de mil feridos no confronto.

Segundo a Associated Press, os torcedores da casa começaram a jogar pedras e garrafas sobre os rivais e feriram também os jogadores do Al Ahly.

Testemunhas contaram para a agência Efe que a torcida local passou a provocar os rivais a cada gol. No final, irritados, os seguidores dos dois times invadiram o campo.

Reprodução/CNN
Confusão no gramado de estádio egípcio acaba em tragédia em imagem de reprodução da CNN
Confusão no gramado de estádio egípcio acaba em tragédia em imagem de reprodução da CNN; Veja imagens

Os torcedores mais fanáticos do Al Ahly são conhecidos como "diabos vermelhos" e recentemente tiveram confrontos com a polícia do país durante a Primavera Àrabe na Praça Tahrir, no Cairo.

Já na capital egípcia, torcedores botaram fogo dentro do estádio do Cairo após o árbitro terminar o confronto entre Zamalek e Ismaili.

Reuters
Torcedores botam fogo no estádio de Cairo, onde também houve confusão após partida
Torcedores botam fogo em estádio egípcio; Veja galeria de imagens

FIFA
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, classificou a tragédia como inimaginável.

"Os meus pensamentos estão com as famílias daqueles que perderam suas vidas nesta tarde. Este é um dia negro para o futebol. Uma situação tão catastrófica é inimaginável e não deveria acontecer", disse o dirigente.

"Fiquei muito chocado e entristecido esta tarde ao saber que um grande número de torcedores morreram ou se feriram após uma partida em Port Said, no Egito", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário