SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

João Paulo Cunha renuncia à candidatura em Osasco

Após ser condenado pelo STF, o deputado federal não irá mais concorrer à Prefeitura de Osasco

Do Portal Terra
1354AC0174.jpg
 
O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) não irá mais concorrer à Prefeitura de Osasco. Diante dos votos da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que pediram sua condenação por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato no processo do Mensalão, o petista resolveu renunciar à candidatura e já comunicou sua decisão a correligionários. O anúncio oficial deve ser feito até esta sexta-feira (31).
A avaliação de João Paulo Cunha, juntamente com caciques do PT em São Paulo, foi a de que sua campanha não se sustentaria – nem teria repercussão positiva – caso prosseguisse. Nove dos onze ministros do Supremo condenaram Cunha por irregularidades em contratos de publicidade à época em que o petista era presidente da Câmara dos Deputados.
Diversos aliados já haviam alertado Cunha de que sair candidato não era um bom negócio no ano em que o Mensalão seria julgado. Como antecipou Terra Magazine, a maioria deles esperava a renúncia ainda para quarta (29), mas diziam que a decisão precisaria partir do próprio deputado, apesar da pressão velada. Nesta quinta-feira (30), João Paulo participou de diversas reuniões em Osasco com seu núcleo político mais próximo, dirigentes de sua campanha e também com o atual prefeito da cidade, Emidio de Souza.
 
De acordo com dirigentes do PT paulista, a renúncia e a substituição do candidato teria que ser feita "o mais rápido possível". A ideia é que o vice de João Paulo Cunha, Jorge Lapas, seja o candidato a partir de agora. Ele é o nome favorito de Emidio de Souza desde o início do processo eleitoral.
 
Condenações
 
Acusado de lavagem de dinheiro, peculato e corrupção passiva, João Paulo Cunha foi condenado pela maioria dos ministros do STF. Dias Toffoli e o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, foram os únicos que absolveram o petista. Durante os últimos dez dias, o deputado estava afastado da campanha e não comentava sobre o julgamento. Sua candidatura era apoiada por uma coligação de vinte partidos e, mesmo assim, ele estava em terceiro lugar nas pesquisas. Com a troca de candidato a 38 dias da eleição, o PT não acredita que conseguirá vencer o tucano Celso Giglio e já admite perder a Prefeitura de Osasco, comandada por Emidio de Souza desde 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário