SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Confira dicas do que comer e beber antes da Copa das Confederações-Ce

Como alimentos e bebidas serão barrados somente na entrada dos estádio, saiba como ficar preparado antes do evento

A Seleção Brasileira realiza o primeiro jogo da Copa das Confederações, em Fortaleza, na próxima quarta-feira (19), às 16h. Entre as medidas para evitar o trânsito no dia de jogo, serão instaladas barreiras nas vias de acesso ao Castelão, obrigando os torcedores a realizarem uma caminhada com distâncias que variam entre 500 m e 1,5 km. Como forma de auxiliar os apaixonados por futebol que vão até o estádio, a Redação Web do Diário do Nordeste trouxe dicas para os torcedores percorrerem a "fan walk" da melhor forma possível.
Trajeto será realizado nas horas mais quentes do dia, por isso, é melhor estar preparado. FOTO: Reuters/Arquivo.
O esforço realizado durante o percurso representa uma atividade de moderada intensidade e, por isso, o professor Alexandre Bayma, do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza (Unifor), recomenda a utilização de roupas com tecidos claros e leves, que facilitem a transpiração, além de tênis confortáveis ou sandálias rasteiras justas ao pé.

"É melhor evitar  saltos elevados que, após a caminhada, podem provocar dores nos tornozelos, panturrilhas e joelhos", afirma. O professor ainda acrescenta a utilização de protetor solar, já que o trajeto será realizado nas horas mais quentes do dia.
Alimentação balanceada é essencial
Com a abertura dos portões prevista para acontecer às 13h, o mais indicado é que os torcedores realizem uma alimentação balanceada antes de ir ao Castelão. "É adequado que os torcedores comam alimentos ricos em carboidratos e que evitem comidas com muita gordura, já que elas são mais difíceis de serem digeridas e provocam sonolência após a ingestão", aconselha Soraia Maia, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 
Entre os alimentos apropriados, a nutricionista destaca os carboidratos complexos de verduras consumidas cruas, batata, macarrão e arroz. "Nada muito exagerado", ressalta. Para garantir a hidratação, Soraia Maia aconselha a ingestão frequente de água e sucos 40 minutos após o almoço e de frutas ricas em líquidos, como abacaxi, melancia, laranja, tangerina e maçã. Ainda como fonte de carboidrato, a nutricionista recomenda o consumo de banana antes de enfrentar a caminhada.
Cuidado com a bebida alcoólica
A professora alerta para o poder diurético da cerveja e aconselha que o consumo de bebidas alcoólicas seja evitado no trajeto entre as barreiras e o estádio. "Aliada à caminhada que o torcedor vai fazer antes e depois dos jogos, a perda de líquido é muito grande, sendo recomendado que a pessoa ingira água ou suco entre os intervalos das bebidas alcoólicas e que esse consumo seja acompanhado de alguma fonte de carboidrato, como pão ou batata", diz. "Essa estratégia impede que, após o evento, a pessoa não fique embriagada e desidratada", completa.
Outra coisa a se evitar, segundo a nutricionista, é o consumo de alimentos de ambulantes não cadastrados, principalmente aqueles preparados com condimentos, maionese ou molho de tomate. "Normalmente esses comerciantes chegam muito cedo ao local e ninguém pode garantir a procedência daqueles alimentos. Além disso, o calor favorece a proliferação de microorganismo", explica.
Como alimentos e bebidas serão barrados somente na entrada dos estádio, o adequado também é que as embalagens do que será consumido sejam descartadas em lixeiras, para evitar a poluição das vias públicas. Os cuidados devem ser redobrados para quem vai levar crianças para os jogos.
Dicas:
-Realize uma refeição balanceada antes de ir ao estádio
-Durante a caminhada, ingira água, sucos ou alimentos ricos em líquidos (abacaxi, melancia, laranja,tangerina ou maçã)
-Utilize protetor solar
-Atenção redobrada à saúde das crianças

Evite:
-Alimentos com muita gordura
-Ingestão de bebida alcóolicas durante a caminhada
-Consumo de alimentos vendidos por ambulantes não cadastrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário