SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 22 de junho de 2013

Grupo de manifestantes protocola na Câmara carta com reivindicações

Um dos pedidos é a criação de uma CPI da Copa; outro, a saída de Renan.
Documento foi elaborado durante o protesto desta quinta (20) em Brasília.

Fabiano Costa Do G1, em Brasília
351 comentários
Manifestantes em encontro com o diretor-geral da Câmara (Foto: Fabiano Costa / G1)Manifestantes em encontro com o diretor-geral da Câmara (Foto: Fabiano Costa / G1)
Seis dos 30 mil manifestantes que participaram na quinta (20) de ato de protesto no gramado do Congresso Nacional protocolaram nesta sexta-feira (21) uma carta com uma pauta de reivindicações na Câmara dos Deputados.
O documento, elaborado a mão durante a manifestação, reivindica, por exemplo, a criação de uma CPI para investigar as suspeitas de superfaturamento das obras da Copa do Mundo e a retirada de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. Ao todo, o grupo faz 13 pedidos aos deputados federais.
Uma das críticas que os manifestantes receberam é que não tinham uma pauta específica de reivindicações nem lideranças com as quais os governos pudessem dialogar.
Depois de entregar a carta à Comissão de Legislação Participativa, os manifestantes foram recebidos pelo diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio. O encontro a portas fechadas durou cerca de uma hora.
Segundo o analista de sistemas Cleay Zeballos, 40 anos, o grupo não representa os demais manifestantes que lotaram a área do gramado do Congresso.
“Estamos, como manifestantes, exercendo o nosso direito dentro de uma democracia. Viemos fazer a coisa certa, que não é vandalizar, e sim protocolar nossa carta de reivindicação que foi feita no momento da manifestação, para depois não sermos acusados de não ter foco na nossa luta”, ressaltou.
Zeballos relatou que o diretor-geral da Câmara se comprometeu a enviar os pedidos aos parlamentares. Ele disse que o objetivo do documento é chamar a atenção dos governantes para os anseios da população.
Um dos trechos da carta afirma que os congressistas têm de pensar no “coletivo e no bem estar geral da nação”. “Pois ela precisa de vocês, assim como vocês precisam do nosso voto”, adverte o documento.
Além da instauração da CPI e da destituição de Renan Calheiros, os seis reivindicaram que os parlamentares não aprovem duas Propostas de Emenda à Constituição que estão tramitando no parlamento. Uma delas, a PEC 33, impõe limites ao poder do Supremo Tribunal Federal. Já a PEC 37 impede que o Ministério Público promova investigações criminais por conta própria.
Outro ponto polêmico da carta é o pedido de cassação e prisão dos políticos condenados no julgamento do processo do mensalão. Um outro trecho sugere que a prática de corrupção passe a ser considerada crime hediondo. Veja abaixo a reprodução da carta.
Reprodução do documento que manifestantes entregaram ao diretor-geral da Câmara (Foto: Fabiano Costa / G1)Reprodução do documento que manifestantes entregaram ao diretor-geral da Câmara (Foto: Fabiano Costa / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário