Curiosidade atrai turistas à capital do Estado.
Fenômeno divide opinião de especialistas.

Robert Vamoura, pós-doutor em Física e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), acredita que o fato é mito. "Isso não tem explicação física. É apenas uma probabilidade", disse. Ele contou que não existe uma lei que justifique o equilíbrio do ovo, e que fazê-lo ficar em pé é uma questão de tentativas.
O físico do Planetário Móvel Maywaka, Cassio Renato dos Santos, afirma que o fenômeno não passa de uma lenda. Segundo ele, o ovo não sofre nenhuma influência específica da linha imaginária do Equador. Ele está sujeito à gravidade, e atua como em outros corpos. Cassio afirma que o fenômeno poderia acontecer em qualquer ponto da terra, em superfície plana.
"Antigamente, este fato era associado aos solstícios e equinócios na linha do Equador. Mas, para um físico como eu, a lenda não passa de uma falácia". A reportagem testou em outros pontos da cidade e não obteve o mesmo efeito.

Camila Moreira, de 21 anos, recepciona turistas na recepção do Marco Zero. Ela confirmou que nos equinócios, quando a duração entre o dia e a noite são iguais, o sol alinha-se perfeitamente no círculo do topo do obelisco e projeta um raio de luz sobre a linha imaginária do Equador, o que atrai muitos turistas. "Muitos (turistas) levam um GPS para confirmar que ali a latitude é 0º", afirmou.
Verdade ou mito, o mistério continua atraindo diversos turistas que chegam a produzir vídeos e fotos para garantir que conseguiram fazer a mágica do ovo. Próximo dali, outro ponto turístico, o Estádio Zerão, também atrai curiosos. No monumento esportivo, a linha do meio de campo coincide com a linha do Equador, e faz com que cada time jogue em hemisférios diferentes.
Mais fatos curiosos sobre a influência da linha imaginária do Equador são lembrados por muitos que passam pelo local. Em cada hemisfério, a água gira para um lado diferente, devido também à força física de Coriólis, segundo atribui o meteorologista Luiz Cavalcanti. Se alguém está no hemisfério Norte, ao acionar a descarga sanitária, a água gira para o lado direito. Já no lado Sul, o líquido gira para o lado contrário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário