SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 22 de junho de 2013

Nova manifestação leva conflito à sede da Prefeitura de Fortaleza

Grupos se dividiram no entorno do prédio. Antes disso, deram vaia coletiva às obras do Acquario

O terceiro dia de confronto entre manifestantes e policiais aconteceu, dessa vez, em frente à Prefeitura de Fortaleza. Após uma passeata pacífica por diversas ruas e avenidas da Capital, o movimento chegou ao Paço Municipal, no Centro, e se dividiu em dois grupos. O Batalhão de Choque da Guarda Municipal, a tropa de Choque da Polícia Militar e a Cavalaria entraram em ação para conter os ânimos.

Integrantes do protesto colocaram fogo no lixo, mas a maioria agia de forma pacífica FOTO: KIKO SILVA
Na chegada ao local, a força policial, composta por cerca de 250 homens, já se encontrava em formação. Dois bloqueios do Batalhão da Guarda Municipal impediam o acesso, um pela Rua São José, e outro pela Rua Sobral. A Cavalaria da Polícia Militar permaneceu no entorno das duas vias. Por cerca de 15 minutos, ambos os grupos protestavam e tentavam uma forma de negociação, mas logo em seguida, a minoria pertencente aos manifestantes na Rua Sobral começou a atirar pedras contra os policiais, que revidaram de imediato com bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.

Enquanto isso, o grupo do outro lado, ouvindo os disparos, pedia aos gritos o fim do enfrentamento. Pedras, bombas caseiras e até bilas foram jogadas contra os policiais. Os manifestantes se utilizaram do lixo que estava na rua para tocar fogo em meio à via. Enquanto de um lado a "guerra" continuava, do outro, cânticos, palmas e palavras de ordem identificavam os resquícios de um movimento pacífico.

Em meio ao confronto, o comandante do Policiamento da Capital, Coronel Carlos Ribeiro, esclareceu que está sendo realizado um trabalho por meio do serviço de inteligência, na tentativa de identificar as pessoas envolvidas nas ações de vandalismo. "Tudo está sendo filmado, por nossas câmeras e pela imprensa", ressaltou.

Após mais de uma hora de confronto, a Cavalaria da PM avançou em direção aos manifestantes. Em meio às badaladas da Catedral Metropolitana de Fortaleza, mais tiros eram dados, e o grupo violento dispersou pelas ruas do Centro. O Corpo de Bombeiros apagou o fogo na rua, e os policiais, em motocicletas, percorreram as vias para conter mais ações violentas. Ainda durante o enfrentamento, seis jovens foram detidos.


Negociação

Cessado o confronto, sete manifestantes pertencentes ao grupo pacífico realizou uma plenária no local para escolher pautas a serem levadas ao Paço Municipal. Entre elas, redução da passagem de ônibus e mais segurança para a população. O grupo foi recebido pelo secretário municipal da Juventude, Élcio Batista. "Queremos que o governo convoque uma assembleia e dê um parecer para gente", disse o universitário Felipe de Sousa, 22.

Após mais de uma hora de confronto, a Cavalaria da PM avançou em direção aos manifestantes para dispersar o movimento FOTO: KIKO SILVA

A manifestação teve início na tarde de ontem no Centro Dragão do Mar e seguiu pela Monsenhor Tabosa, reunindo milhares de pessoas. Outro grupo seguiu pela Avenida Beira-Mar até o hotel onde a seleção espanhola de futebol está hospedada e cantaram o Hino. Os grupos se encontraram na Historiador Raimundo Girão e seguiram para as obras do Acquario, onde promoveram uma vaia em protesto ao empreendimento. Antes de pegarem a Costa Barros em direção ao Paço, caminharam pela Dom Manuel, com apoio dos motoristas parados no trânsito, que promoveram um buzinaço.

MPF convoca reunião para discutir os atos realizados

Com o objetivo de verificar o plano de ação adotado por órgãos do Estado para garantir a segurança dos manifestantes que participam de movimentos populares no Estado, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) convocou uma reunião para a próxima segunda-feira (24), às 14h, na sede do órgão. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do MPF/CE quer debater o aparato utilizado pelos órgãos de segurança durante os atos já realizados e de que forma o efetivo policial deve se posicionar para resguardar a integridade dos manifestantes.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão quer debater o aparato utilizado pelos órgãos de segurança e de que forma o efetivo policial deve se posicionar para resguardar a integridade de quem vai às ruas FOTO: FABIANE DE PAULA

Os procuradores também devem discutir com os representantes dos órgãos de segurança se houve excessos por parte da Polícia durante as manifestações já realizadas em Fortaleza e no Interior do Ceará.

Devem participar da reunião representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Agência Brasileira de Inteligência, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Conselho Nacional de Segurança.

Convite

Além disso, o MPF/CE convidou instituições para criarem uma comissão intersetorial para tratar das manifestações sociais.

Foram chamados os chefes da Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Ouvidoria do Estado, Escritório de Direitos Humanos da Assembleia e também Conselho Estadual de Segurança Pública.

O grupo deverá se reunir na também na próxima segunda-feira (24), às 8h30, no gabinete do procurador-geral de Justiça no Bairro José Bonifácio.

O objetivo é traçar estratégias conjuntas para prevenir confrontos em decorrência dos protestos realizados em todo o Estado. Ação semelhante já foi adotada em Minas Gerais.

Prefeito promete ´lutar´ por redução

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse em entrevista coletiva, ontem (21), que vai brigar na Justiça pela redução da passagem de ônibus para R$ 2,00.

Roberto Cláudio elogiou o grupo que se reuniu com representantes da classe política e se comprometeu a dialogar com o movimento Foto: Fabiane de Paulab
"Recorremos à Justiça mais uma vez. Nosso compromisso é manter a tarifa mais barata do Brasil, mas não só isso. Vamos qualificar. O Bilhete Único foi o primeiro passo, depois vamos integrar com as vans e o metrô e vamos trabalhar para aumento do número da frota de ônibus com ar-condicionado, a partir do próximo ano", anunciou.

Roberto Cláudio também elogiou o grupo de oito manifestantes que se reuniu com representantes da classe política na Assembleia e também se comprometeu a manter uma canal permanente de conversações com o movimento. "Nós encontramos um grupo de jovens maduros, responsáveis", relatou.

Durante a apresentação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2012, o governador Cid Gomes afirmou a necessidade do diálogo. "Vamos discutir, conversar com as pessoas que estão angustiadas com a questão da segurança, mas vamos fazer isso de forma planejada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário