SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 22 de setembro de 2012

PF prende políticos suspeitos de tráfico de drogas no Ceará

Grupo que trazia cocaína da Bolívia tinha lançado sete candidaturas nas eleições deste ano

Cocaína: Consumo da droga e derivados faz do Brasil o segundo mercado mundial
Quadrilha comandada por políticos trazia cocaína da Bolívia (Thinkstock)
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira uma operação contra uma quadrilha de traficantes de drogas comandada por políticos do interior do Ceará. Segundo o órgão, foram cumpridos 47 mandados, entre eles 16 de prisão e 31 de busca e apreensão nas cidades de Cariús, Iguatu, Jucás, Quixeramobim e Pacajús, todas do interior do Estado.
Segundo a PF, sete mandados foram expedidos contra candidatos a cargos na eleição municipal de 7 de outubro. Entre os presos estão uma candidata que tentava se eleger prefeita de Cariús, Natália Ferreira Gomes (PHS). O município fica no alto sertão cearense, a 411 quilômetros de Fortaleza. O marido dela, segundo a PF, é candidato a vereador na mesma cidade.
A operação é comandada pelo delegado Eliomar Lima Júnior, diretor da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF no Ceará. "É típico de organizações criminosas se infiltrar no meio político para ampliar seu espaço de poder e garantir a impunidade de suas ações", afirmou o delegado.
Segundo o órgão, a quadrilha trazia cocaína da Bolívia por uma rota que passava pela cidade de Santa Cruz de La Sierra, no país vizinho. A droga entrava no Brasil pelo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com destino ao Ceará. Parte era destinada ao consumo no estado e na região Nordeste. O restante era levado para a Europa.
Nsa últimas eleições municipais, segundo a PF, a quadrilha passou a tentar reforçar seu poder na região lançando candidaturas de seus membros para cargos públicos. No pleito deste ano, o grupo inscreveu sete candidatos. A PF não informou se todos eles foram presos.
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário