SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Helicóptero do Exército cai em Nova Friburgo (RJ); cinco ficam feridos

Um helicóptero do Exército que participava das operações de resgate em Nova Friburgo, uma das regiões afetadas pela chuva na região serrana do Rio, caiu por volta de 12h30 desta quinta-feira, quando se preparava para pousar no Mercado do Produtor, na localidade de Colina, entre Teresópolis e Friburgo.

Os cinco passageiros da aeronave --três militares e dois funcionários da Cruz Vermelha-- tiveram ferimentos leves, de acordo com informações da prefeitura.

Os civis feridos são Herculano Abrãao, presidente da Cruz Vermelha em Teresópolis, e Ricardo Raposo. Eles foram levados para o hospital de campanha montado pelo governo do Estado, e estão bem.

Os militares foram identificados como capitão Leopolod, tenente Ricardo Santos e sargento Mateus.

O helicóptero estava a uma altura de cerca de 5 metros, já preparando-se para o pouso, quando o piloto perdeu o controle. Em nota, o Comando Militar do Leste afirma que aeronave, modelo Esquilo, sofreu a queda devido a um forte vento quando estava pousando.

A hélice bateu no chão, e a aeronave caiu sobre um monte de esterco, o que amenizou o impacto. O Exército vai criar uma comissão para apurar as causas do acidente.

Os passageiros deverão ser encaminhados para um hospital de Friburgo, onde ficarão em observação por 12 horas. De acordo com uma das coordenadoras do hospital de campanha, Simone Maeso, o procedimento é de rotina. "Todos estão lúcidos, orientados e já fizeram contato com suas famílias".

Em nota, o Comando Militar do Leste afirma que a aeronave, modelo esquilo, sofreu uma queda devido a um forte vento quando estava pousando. O Comando de Aviação do Exército criou uma comissão para investigar as causas do acidente aéreo, no prazo de 30 dias.

VÍTIMAS

A Defesa Civil confirmou nesta quinta-feira que as chuvas já provocaram a morte de 744 pessoas na região serrana do Rio desde a semana passada. Além disso, o PIV (Programa de Identificação de Vítimas), do Ministério Público do Rio, aponta ainda 333 desaparecidos.

As cidades que tiveram óbitos são Nova Friburgo (357), Teresópolis (302), Petrópolis (64) e Sumidouro (21).

As chuvas fizeram ainda com que 13.830 pessoas deixassem suas casas na região, sendo 7.780 desalojados --que estão em casa de amigos ou parentes-- e 6.050 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Petrópolis é a cidade com maior número de pessoas fora de casa, com 3.600 desalojados e 2,8 mil desabrigados.

Já em Nova Friburgo há 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados, e Teresópolis, 960 desalojados e 1.280 desabrigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário