Depois do cartão de débito e do cartão de crédito, é a vez da cédula de identidade – mais conhecida como RG – ganhar um chip. O novo documento vai se chamar Registro de Identidade Civil (RIC) e deve unificar diversos documentos como RG, CPF e título de eleitor. Ele foi lançado no final de 2010 mas, em virtude da sucessão presidencial, sua entrega só começa a acontecer nesta segunda-feira (17).
O objetivo é dificultar as fraudes. O novo cartão magnético terá impressão digital e chip eletrônico com informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados.
As primeiras pessoas selecionadas serão convocadas por carta. Brasília, Rio de Janeiro e Salvador devem ser as primeiras grandes cidades a realizar as mudanças. Demais municípios devem receber o novo RG gradualmente pelos próximos dez anos.
O custo? O Ministério da Justiça informa que a emissão em 2011 deve englobar 2 milhões de pessoas e será toda custeada pelo governo. Ou seja, a pessoa não precisará pagar pela troca.
Minha lista de blogs
PÁTRIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário