SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Depois de 2012 promissor, Valcke prevê um 2013 decisivo

Secretário-geral da Fifa aprovou preparativos para a Copa das Confederações e confirmou a divisão dos grupos: Brasil pega Itália, Espanha encara o Uruguai

Giancarlo Lepiani
Ronaldo durante visita da Fifa e COL ao Itaquerão
Ronaldo durante visita da Fifa e COL ao Itaquerão - Marcelo Machado Melo/Fotoarena
Marin se negou a comentar a escolha do novo técnico da seleção, que será oficializada na manhã de quinta-feira, no Rio de Janeiro. "Falaremos no momento apropriado e no lugar apropriado", avisou
A 199 dias do início da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, a Fifa avalia que a fase do sufoco já terminou - mas isso não significa que o Brasil pode sentir-se confortável nos preparativos para o ensaio geral da Copa do Mundo de 2014. "2012 está terminando e foi um ano interessante, em que todos nós trabalhamos muito. Mas 2013 é um ano decisivo, pois oferecerá aos brasileiros todo o aprendizado da Copa das Confederações", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na tarde desta quarta-feira, depois de uma reunião da diretoria do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, no Anhembi, em São Paulo. "Já há a sensação de que a competição está chegando, e isso é muito empolgante." Integrante do conselho de administração do COL, o ex-craque Ronaldo disse que já considera o assunto estádios da Copa superado. "Eu estava certo desde o início com todo o otimismo que passava a vocês. A Copa vai acontecer, os estádios estarão todos lá, todos lindos. É hora de mudar o foco das coisas. A gente precisa se preocupar agora em como receber os visitantes e não falar mais em estádios, já que eles são uma certeza." Para Valcke, no entanto, não é bem assim: "Ainda há muito trabalho nos estádios e nas obras de mobilidade urbana. No Maracanã, por exemplo, falta muito pela frente. Há muita coisa a fazer, mas as garantias do governo e do COL nos deixam confiantes", afirmou o francês, ao lado do presidente da CBF e do COL, José Maria Marin. "A boa notícia é que já estamos trabalhando nas datas dos eventos-teste e falando em inauguração de estádios. Estamos falando mais em detalhes, não mais só em infraestrutura." Pela manhã, ele visitou pela primeira vez as obras do Itaquerão.

Marin se negou a comentar a escolha do novo técnico da seleção, que será oficializada na manhã de quinta-feira, no Rio de Janeiro. "Falaremos no momento apropriado e no lugar apropriado", avisou. Também minimizou a importância da promoção do mineiro Ricardo Trade a presidente do conselho de administração do COL - ele já era diretor-executivo do órgão e respondia por boa parte das questões práticas da organização para 2014, como transporte, serviços, logística e tecnologia da informação. Questionado sobre a possibilidade de Trade assumir um papel mais destacado nos preparativos para a Copa enquanto o cartola se dedica mais ao comando da CBF, Marin garantiu que "não muda nada" com a decisão anunciada nesta quarta. "Foi apenas um reconhecimento ao estupendo trabalho que ele está realizando há muito tempo. É o homem certo no lugar certo", elogiou. Ex-atleta e ex-preparador físico, Trade participou da organização do Pan de 2007 e da candidatura do Rio a sede da Olimpíada de 2016. A promoção de Trade sinaliza que a Fifa aprovou o modelo de trabalho adotado nos últimos meses, com reuniões mais frequentes com o COL e interferência mais acentuada do governo, através do ministro Aldo Rebelo, também presente à reunião. "Fizemos um trabalho em conjunto, unidos numa grande integração entre CBF, COL e governo federal, contando com a ajuda de cada governo estadual e municipal e principalmente com o apoio incondicional da Fifa", disse Marin. Valcke também elogiou os compromissos assumidos pelas autoridades brasileiras, dizendo estar satisfeito com as mudanças ocorridas desde que Ricardo Teixeira presidia a CBF e Orlando Silva ocupava a pasta dos Esportes.

Para celebrar o clima muito mais ameno nas relações com os brasileiros, Valcke entregou um presente ao governo: 50.000 entradas gratuitas para a Copa do Mundo, bilhetes que serão distribuídos a índios e beneficiários do Bolsa Família. O francês, que foi recebido por um protesto de uma tribo indígena em sua visita ao Maracanã, na segunda, posou para fotos ao lado de Aldo segurando um ingresso simbólico, representando o pacote de entradas gratuitas (na foto abaixo). Aldo, que não escondeu a irritação com o secretário-geral depois do episódio do "chute no traseiro", sorriu e abraçou o representante da Fifa. "Agradeço muito por essa surpresa, foi um belo gesto", disse o ministro. As surpresas, por sinal, serão poucas no próximo compromisso importante envolvendo os integrantes do comitê, no sábado, também no Anhembi. A Fifa promoverá uma grande festa para definir os grupos da Copa das Confederações do ano que vem. O sorteio, porém, terá quase nenhum suspense. Isso porque Jérôme Valcke já adiantou que Brasil e Espanha serão cabeças-de-chave nos dois grupos da competição. O francês confirmou também que Itália e Uruguai, as outras duas seleções de ponta do torneio, não poderão cair nos grupos de seus vizinhos de continente. Assim, já se sabe que o Brasil pegará a Itália na primeira fase e que a Espanha enfrentará o Uruguai. Valcke também aproveitou para confirmar a realização de dois amistosos da seleção brasileira em junho, nas semanas que antecedem a Copa das Confederações: contra a Inglaterra, no Maracanã, possivelmente no dia 2, e contra a França, no Mineirão, no dia 9. Os jogos dependiam de aprovação da Fifa porque todos os estádios usados no torneio estarão sob controle da entidade a partir do fim de maio. Qualquer evento nesses locais, portanto, não depende apenas da vontade dos brasileiros.
Paulo Whitaker/Reuters
Valcke entrega a Aldo ingressos para índios e beneficiários do Bolsa Família em 2014
Valcke entrega a Aldo ingressos para índios e beneficiários do Bolsa Família em 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário