SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 4 de novembro de 2012

Segundo dia de provas do Enem vai desafiar a resistência dos candidatos

Estudantes terão 5h30 para resolver 90 questões e fazer uma redação.
No sábado, alunos foram eliminados por tirar fotos nas salas de prova.

Do G1, em São Paulo
Fotos das provas de sábado do Enem (Foto: G1)
mosaico enem (Foto: G1) O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4), será um teste de resistência aos candidatos. Eles vão fazer a partir das 13h, no horário de Brasília, as provas de linguagens e códigos, matemática, e mais a redação. O estudante pode levar até 5h30 para responder a 90 questões e ainda fazer o texto dissertativo.
O G1 fará uma cobertura especial do Enem em tempo real. Repórteres espalhados por 20 estados e no Distrito Federal acompanharão todos os passos do exame. Uma hora após o término das provas, o G1 terá um programa ao vivo com professores de cursos pré-vestibulares comentando o que caiu no exame.
VEJA A CORREÇÃO DO 1º DIA
O internauta poderá acompanhar ainda a correção das questões feitas pelos cursinhos pré-vestibulares Etapa, Anglo e Oficina do Estudante em um gabarito extraoficial.
Apesar de todas as orientações, muitos estudantes desobedeceram as regras no primeiro dia de provas, neste sábado (3), e usaram o celular para tirar fotos dos cartões de resposta das provas nos locais onde o exame era aplicado para, em seguida, postá-las nas redes sociais. Isto é proibido pelas regras do Enem. De acordo com o Ministério da Educação, 37 candidatos foram flagrados tirando fotos e excluídos do exame.
Muitos candidatos nem chegaram a entrar nos locais de prova. Eles se atrasaram pelos mais diversos motivos e foram barrados com o fechamento dos portões às 13h (de Brasília). O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência.
serviço enem domingo (Foto: Editoria de Arte/G1)
É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Os candidatos só poderão usar caneta esferográfica de material transparente e tinta preta para preencher o cartão-resposta e escrever a redação. Outros objetos, como canetas de outra cor, lápis e borracha, relógio, eletrônicos, bonés e chapéus, são de uso proibido.
A redação
A prova de redação tem novidade este ano.  O candidato vai ter acesso à correção da redação, mas não poderá pedir revisão da nota. Dois corretores vão avaliar cinco elementos exigidos na criação do texto. Um desses elementos, por exemplo, é saber selecionar, interpretar e organizar as informações. Se a diferença entre as notas dos dois corretores for maior do que 200 pontos, um terceiro corretor será chamado para dar uma nota definitiva. Uma banca também poderá ser acionada quando houver diferença muito grande entre todas as notas dadas pelos diferentes avaliadores.
A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Chegue cedoO Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário