SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O sabor da costa negra

O município de Acaraú recebe o IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, de 27 deste mês a 1º de dezembro, na Fazenda Cacimbas. O cenário é encantador, formado pelas cores da natureza nos rios, enseadas, lagoas e mar
Costa Negra é a denominação de uma região que se abre para o mundo com as belezas naturais de quatro municípios - Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Os municípios, inseridos no Vale do Acaraú, a 240 quilômetros de Fortaleza, ganharam um solo escuro, formado por nutrientes especiais e recursos naturais da areia e da vegetação que tornaram a área a melhor do Estado para a produção de camarões.

O litoral da Costa Negra se destaca pelas belas paisagens naturais e verdejantes FOTO: GENTIL BARREIRA

Num percurso de 48 quilômetros, será definido um corredor turístico com uma proposta gastronômica e comercial. A semente foi plantada pelo empresário Livino Sales, idealizador do Festival Internacional do Camarão, que identifica a região como promissora para o turismo e os negócios.

Este ano, o evento terá dois momentos, com uma programação mais ampla. No primeiro, de 27 a 29, haverá o IV Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, com palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas. O segundo momento, o "Grand Shrimp Festival", nos dias 29 e 30 deste mês e 1º de dezembro, terá a participação de renomados "chefs" de cozinhas nacionais e internacionais, que participarão de "workshops" e de concurso de gastronomia. Haverá ainda "shows" de importantes nomes da música brasileira.

Livino Sales, também presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), informa que o evento, além das palestras técnicas, terá reunião da Câmara Setorial do Camarão, julgamento de pratos feitos à base do crustáceo pelos "chefs" convidados e a união desses pratos com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e "workshops" gastronômicos também estão previstos. Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2012.

A programação técnico-cientifica abrangerá oficinas que tratarão de larvicultura e engorda de camarão, boas práticas de manejo, sanidade pesqueira, legislação ambiental, produtos de origem e, este ano, também incluído, imunização/vacinação de tilápias. O agrônomo Antônio Bezerra Peixoto coordena essa área do festival.

A reunião da Câmara Setorial do Camarão terá palestra sobre linhas de créditos para a carcinicultura por técnico do Banco do Nordeste. Outra palestra enfocará "Governança e os desafios da carcinicultura". Também estarão em pauta a comercialização de camarão no mercado interno e produtos de origem, mostrando agropecuária, gastronomia e turismo como ferramentas de desenvolvimento regional.

Restaurantes e "Chefs"

Participarão do IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra os seguintes restaurantes e "chefs": Bocca Bistrô - chef Eduardo Andrade; Grazie - chef Juscelino Menezes; Jardim do Alchymist - chef Alberto Martinelli; Oásis Atlântico - chef Luciano Ferreira; Soho - chef Élcio Nagano; e "The Lab" (Jericoacoara) - chef Luca Lulli.

Em cada noite do segundo momento do festival, dias 29, 30/11 e 1º de dezembro, eles apresentarão criações gastronômicas diferentes que serão julgadas pelos jurados - chefs internacionais e personalidades convidadas -, que darão notas. O que conquistar a maior pontuação no somató-rio das três noites será o campeão do festival. O evento é organizado pela Prática Eventos, com equipe chefiada pela diretora Enid Câmara.

Roteiro turístico

Quem participa do Festival do Camarão pode aproveitar o tempo livre para conhecer a região. Itarema, com suas belezas naturais, tem como atrativo a pequena e resistente igreja de Almofala. O litoral é formado por praias como Mulheres de Areia, Porto dos Barcos, Torrões, Enseada dos Patos, Farol e Guajiru. Pequenas pousadas e barracas simples acolhem os visitantes.

A centenária cidade de Acaraú guarda casarões antigos e tem uma das mais belas igrejas do interior do Ceará. A igreja conta com um carrilhão composto de sete sinos. A torre mede 45 metros e tem no alto uma escultura de Cristo, de braços abertos. A parte interna tem revestimento colorido, belos altares, arcos nas laterais e teto decorado com imagens em alto relevo.

Cruz integra a Costa Negra e tem como atrativo a praia do Preá. São 20 quilômetros de extensão nesta vila de pescadores que está despertando o interesse de kitesurfistas de várias partes do mundo. Os esportes náuticos estão contribuindo com a economia e o turismo do município.

Mais distante um pouco fica Jericoacoara, a praia mais bonita do Ceará, Área de Proteção Ambiental (APA) e Parque Nacional. Seu potencial para o turismo reúne dunas, serrotes, mangues, mar calmo e lagoas. Conhecer Jericoacoara é o sonho de consumo de muita gente. A praia tem boas pousadas, restaurantes com culinária variada e muita animação no tradicional forró.

Mais informações:
Festival Internacional do Camarão da Costa Negra
Data:de 27 deste mês a 1/12
Local: Fazenda Cacimbas - Acaraú
Organização: Prática Eventos (85) 3433.7684/76851

Nenhum comentário:

Postar um comentário