SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Basílica de Aparecida, em SP, recebe 'Big Brother' para visita do Papa

Órgãos de segurança monitoram evento de mirante por mais de cem câmeras.
Francisco chega à cidade durante a manhã de helicóptero e realizará missa.

Rosanne D'Agostino Do G1, em Aparecida (SP)
Imagens de câmeras de segurança são monitoradas por meio de um telão (à dir.) em uma sala especialmente instalada por órgãos de segurança para monitorar a visita do Papa Francisco (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Imagens de câmeras de segurança são monitoradas por meio de um telão (à dir.) em uma sala especialmente instalada por órgãos de segurança para monitorar a visita do Papa Francisco (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
É de um ponto privilegiado que órgãos de segurança pública, incluindo as Forças Armadas, querem garantir a segurança durante a visita do Papa Francisco ao santuário de Aparecida, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (24). Dentro de um dos mirantes da Basílica, a 16 andares de altura, equipes estão a postos para monitorar, com o auxílio de mais de cem câmeras de segurança, cada passo do pontífice e de quem o segue na peregrinação católica.
Cerca de cem homens do Exército fazem parte da equipe que trabalha no Centro Integrado de Coordenação e Controle (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Cerca de cem homens do Exército fazem parte da
equipe que trabalha no Centro Integrado de
Coordenação e Controle (Rosanne D'Agostino/G1)
O Centro Integrado de Coordenação e Controle foi instalado na última semana para ser utilizado pelas Forças Armadas e por órgãos de segurança pública, agências que integram a operação, direta e indiretamente, criando um ‘Big Brother’ na cidade santa.
Por meio dos monitores, os agentes têm acesso, em tempo real, a cada movimentação nas ruas e no complexo do santuário.
“Temos um mirante privilegiado, de onde podemos acompanhar a olho nu toda a operação. E também as imagens produzidas por ferramentas de comando e controle que nos permitem desse ambiente conseguir acompanhar qualquer área pela qual esteja passando o santo padre e sua comitiva”, afirma o general Abrahão, do Exército.
São mais de cem câmeras espalhadas por diversos pontos, 34 na cidade de Aparecida, em torno de 10 câmeras proporcionadas pelo santuário, mais uma posicionada em um mirante que capta imagens de toda a frente da Basílica e 44 câmeras ao longo da rodovia Presidente Dutra, por onde devem chegar as caravanas de ônibus e de fiéis que vão caminhando até a Basílica.
São mais de cem mil câmeras no centro, instalado em um dos mirantes da Basílica de Aparecida (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)São mais de cem mil câmeras no centro, instalado em um dos mirantes da Basílica de Aparecida (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
Segundo o Exército, as câmeras abrangem o complexo do santuário, o itinerário do santuário para o seminário do Bom Jesus, por onde deve passar o Papa, incluindo seu retorno pelas ruas da cidade. “Tudo está coberto pelas câmeras. Nem todas têm condição de dar um zoom, mas nos permitem, de uma forma geral, uma ideia macro do que está acontecendo. E algumas delas, uma visão mais detalhada”, afirma o general.
Monitores trazem imagens em tempo real de todos os pontos por onde vai passar o Papa (Foto: Rosanne D'Agostino/G1)Monitores trazem imagens em tempo real de todos
os pontos por onde vai passar o Papa Francisco
(Foto: Rosanne D'Agostino/G1)
“Nós temos imagens da cidade de Aparecida, do interior do complexo do santuário, imagens produzidas por uma ferramenta chamada olho da águia, disponível na aviação do Exército e no comando da Polícia Militar, ambas que estão dando condição de acompanhar qualquer evento que ocorra”, completa.
Os órgãos de segurança também simularam o trajeto do Papa por diversas vezes. Na véspera da chegada, foram dois ensaios, que fecharam as ruas e a ponte que dá acesso à Basílica. Também houve preparação para possíveis protestos em todo o terreno.
mapa trajeto papa (Foto: Arte/G1)
São esperadas pelo menos 150 mil pessoas na Basílica, nesta quarta-feira (24), mas apesar da grande expectativa dos fiéis, a visita do pontífice deve ser breve, apenas entre 10h e 16h30, quando Francisco retorna ao Rio e cumpre outros compromissos da sua agenda oficial na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Francisco chegou ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira (22) e passeou em carro aberto pelo Centro da cidade. Depois de uma cerimônia na sede do governo do Rio, foi para a residência oficial da Arquidiocese, no Sumaré, onde permaneceu até esta terça-feira (23), dia de descanso.
Nesta quarta, a previsão é que o pontífice decole às 8h45 da Base Aérea do Galeão em uma aeronave VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegue ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, por volta das 9h15. De lá, o Papa deve seguir para Aparecida em um helicóptero H-34 Super Puma, também da FAB. A previsão de chegada do pontífice na Basílica é 10h, um atraso de meia hora em relação ao cronograma divulgado anteriormente.
Ao todo, 5 mil homens farão a segurança do Papa em Aparecida, entre Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Todo o esquema de segurança foi desenvolvido em conjunto com a Guarda Suíça do Vaticano, que também acompanhará os deslocamentos do Papa. Fiéis terão bolsas e mochilas revistadas, e passarão por detectores de metal para a entrada na Basílica e na área em que haverá a bênção do Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário