SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Al-Qaeda confirma a morte de Osama Bin Laden

A rede terrorista da Al-Qaeda confirmou nesta sexta-feira (6) a morte de seu líder, Osama bin Laden. O texto foi obtido pelo grupo de monitoramento norte-americano Site, que acompanha essas mensagens virtuais entre radicais e aspirantes a extremistas.

Até agora, a Al-Qaeda e o Taleban não havia se manifestado sobre a morte do seu fundador durante uma operação militar realizada por tropas norte americanas em uma cidade próxima à capital Islamabad, no Paquistão. A morte de Bin Laden aconteceu na madrugada da última segunda-feira.

O presidente dos EUA, Barack Obama, optou por não divulgar as fotos da morte do terrorista. O corpo foi lançado ao mar por militares norte-americanos ainda na segunda-feira. A falta de provas havia colocado a morte de Bin Laden em dúvida.

Al-Qaeda ameaça ataque

No texto, a Al-Qaeda ainda ameaça transformar "a alegria (dos Estados Unidos) em tristeza", com novos ataques ao país.

"Nós ressaltamos que o sangue do guerreiro sagrado, xeque Osama bin Laden, é precioso para nós e para todos os muçulmanos e não será derramado em vão", afirma o comunicado. "Nós continuaremos, se Deus quiser, com uma maldição contra os americanos e seus agentes, perseguindo-os fora e dentro de seus países."

O texto inclui a seguinte ameaça: "Em breve, se Deus quiser, a alegria deles se transformará em tristeza", pois "o sangue deles será misturado às suas lágrimas". O comunicado pede ainda ao povo do Paquistão, onde Bin Laden foi morto, que se revolte contra seus governantes. Também afirma que uma mensagem de Bin Laden, gravada uma semana antes de sua morte, será divulgada em breve.

O comunicado, assinado pela "liderança geral" da rede, é o primeiro da rede terrorista desde a ação de forças dos EUA que culminaram na morte de Bin Laden. A autenticidade do texto não pode ser confirmada de modo independente, mas ele foi divulgado em sites que tradicionalmente publicam mensagens da Al-Qaeda.

O anúncio também abre caminho para o grupo nomear o sucesso de Bin Laden. Seu vice, o egípcio Ayman al-Zawahri, é agora a figura mais proeminente do grupo e deve ficar com o posto.


Em vídeo, Taleban também promete vingar Bin Laden

Combatentes do Taleban fortemente armados, que apareceram num vídeo que mostra pessoas vestidas como militantes da linha de frente no sul do Afeganistão, disseram que a morte de Osama bin Laden os inspirará a continuar a luta até que todas as tropas estrangeiras tenham deixado o país.

A autenticidade do vídeo obtido pela Reuters no sul do Afeganistão não pode ser confirmada.

O vídeo mostra seis combatentes não identificados do Taleban, todos com os rostos cobertos, com rifles de assalto, lançadores de granada, metralhadoras e outras armas.

Três deles prometeram continuar a combater as forças estrangeiras lideradas pela Otan, apesar do assassinato de Bin Laden, morto por forças dos Estados Unidos no Paquistão.

"Mesmo se a notícia do martírio de Osama bin Laden for verdade, isso não vai mudar nossa política de jihad (guerra santa)... se for verdade que ele está morto, isso nos dará mais motivação para continuar nossa jihad", disse um dos combatentes no vídeo.

Os combatentes falaram sob a condição de que seus nomes e localização não fossem divulgados. A Reuters obteve o vídeo no sul do Afeganistão.

"O martírio de Osama bin Laden não vai afetar nossa estratégia e não nos afastará de nossa meta", disse um segundo combatente. "Vamos continuar com nossa jihad e nosso sacrifício contra os infiéis até o dia do julgamento final, e vamos vingar nossos mártires."

Um comentário:

  1. TUDO PELA PATRIA?PQ VC FICA FAZENDO PROPAGANDA ESTADUNIDENSE

    ResponderExcluir