SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Analistas alemães detectam grave falha no sistema operacional Android

Analistas da Universidade de Ulm, no sul da Alemanha, descobriram uma grave falha de segurança no sistema operacional Android, do Google, utilizado por smartphones e tablets, que deixa seus proprietários expostos a ataques virtuais.

O ataque pode ocorrer no momento em que o usuário utilizar um sistema sem fio "w-lan" e permite que o pirata virtual acesse a agenda pessoal, a lista de contatos e as fotografias armazenadas "on-line" pelos proprietários dos aparelhos.

A edição digital do semanário "Der Spiegel" informa nesta quarta-feira que a falha no Android, que poderia afetar 99% de seus usuários, foi descoberta pela equipe "IT-Security" da Universidade de Ulm, dirigida por Bastian Könings.

O defeito permite que o hacker "assuma a identidade do usuário para aceder aos serviços pessoais" do Android e acessar tanto a agenda como a lista de contatos ou outros dados dos usuários.

Könings ressalta na "Spiegel Online" que um ataque assim é muito simples, já que "não é preciso nem ter estudos" e abre as portas até para criminosos que, por exemplo, desejem saber quando alguém estará ausente de sua casa.

A "Spiegel Online" assinala que a Google já foi advertida por Könings há algum tempo, e que atualmente verifica a falha de segurança, embora não tenha concedido declarações sobre o caso à publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário