SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 17 de maio de 2011

Associação de vítimas do voo AF447 diz que acusar pilotos é ‘absurdo’

O presidente da Associação de Vítimas Brasileiras do voo AF447, Nelson Faria Marinho, definiu como ‘tremendo absurdo’ o fato de o jornal francês "Le Figaro" publicar um artigo, nesta terça-feira (17), dizendo que as análises das caixas-pretas do avião indicam que o acidente da Air France teria sido causado por erros dos pilotos. O texto isenta a Airbus de responsabilidade na tragédia que matou 228 pessoas em junho de 2009.

“É um tremendo absurdo, fico até impressionado com um jornal de respeito que é o Le Figaro publicar isso. Não consigo acreditar em tamanho absurdo. (...) Se preciso for, vou a um tribunal internacional. Não vamos nos conformar, sabemos que não é o piloto, claro que não é o piloto”, afirmou Nelson, que perdeu um filho no acidente.

Segundo ele, na última reunião que teve no Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, sigla em francês) ele sugeriu os Estados Unidos como um país neutro para fazer o trabalho de investigação da caixa-preta. “Eles se voltaram contra mim, porque eles querem manipular isso. O proprietário, o dono da empresa, não poderia estar invedtigando a si próprio”, ressaltou ele.

O BEA declarou à BBC Brasil estar ''chocado'' com o que chamou de ''informações sensacionalistas e não confirmadas" publicadas pelo jornal Le Figaro. "Nós nem começamos a analisar os dados das caixas-pretas do avião. Essas informações (dados das caixas-pretas) serão cruzadas com a perícia das peças resgatadas do avião e outros elementos e esse processo todo vai durar meses", disse à BBC Brasil a porta-voz do BEA, Martine Del Bono.

Em artigo intitulado 'A pista do erro da tripulação se confirma', o Le Figaro afirma deter informações sobre a análise das caixas-pretas 'dadas a conta-gotas' por investigadores do BEA e por fontes do governo francês.

"É insensato dizer que em apenas 24 horas após ter recuperado os dados das caixas-pretas os investigadores já teriam as conclusões das causas do acidente. Isso é desonesto e é irresponsável em relação às famílias das vítimas", afirma Del Bono.

Suposta prova
O Le Figaro afirma que uma prova de que as investigações apontariam para erros dos pilotos seria o fato de a Airbus, fabricante do avião, ter enviado uma nota às companhias aéreas nesta terça-feira, dizendo que 'após as análises preliminares das caixas-pretas', em termos de segurança aérea, ela 'não tem nenhuma recomendação imediata' a fazer a seus clientes.

"Utilizar a palavra 'análise' das caixas-pretas não está correto. Esse documento não quer dizer nada. Os aviões da Airbus continuam voando 23 meses após o acidente e eles apenas quiseram dizer às companhias aéreas que não há nenhum elemento novo" diz o BEA.

A porta-voz explica que somente a análise de todos os dados coletados pelos investigadores permitirá descobrir a sequência de eventos do voo que acarretaram o acidente. Segundo ela, um relatório preliminar, com os primeiros elementos constatados pelos investigadores franceses deverá ser publicado em agosto.

Mas o relatório final, sobre as causas do acidente que matou 228 pessoas, só será divulgado no primeiro trimestre de 2012.

Em um comunicado, o BEA informa ter "quase certeza" de que as causas do acidente poderão ser desvendadas e afirma ainda "que qualquer informação divulgada por outra fonte e não confirmada pelo BEA não tem nenhuma validade'.

Os investigadores franceses conseguiram, neste último final de semana, recuperar os dados das duas caixas-pretas do avião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário