SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 3 de maio de 2011

Passo a passo da caçada a Osama bin Laden

1)A pista-Segundo versão do governo americano, detentos de Guantanamo confessam um pseudônimo de quem seria o mensageiro mais próximo a Osama Bin Laden. Essa pessoa seria protegida por Khalid Sheikh Mohammed, um dos arquitetos do 11 de Setembro. 2)Nome-Em 2008, os EUA descobrem o verdadeiro nome do suposto mensageiro de Bin Laden. Os dois anos seguintes são gastos na tentativa de localizar a região aproximada de sua atuação.
3)Localização-Em agosto de 2010, espiões americanos localizam o mensageiro em uma residência cerca de 56 km ao norte de Islamabad, no Paquistão. Os espiões desconfiaram que uma propriedade tão grande, com muros de 5 metros de altura, não serviria para proteger apenas um mensageiro.
4)Investigação
Ao longo dos oito meses seguintes, a inteligência amaricana analisou imagens de satélite para tentar descobrir os habitantes do local. Chegou-se à conclusão de que haveria "forte possibilidade" de que Osama Bin Laden estivesse escondido ali.
5)A Decisão
Em 14 de março, Obama faz a primeira reunião para discutir o ataque. Outras quatro reuniões sobre o assunto seriam realizadas antes da autorização. Na sexta-feira, 29 de abril, Obama dá sinal verde para a ação - sem o conhecimento do Paquistão.
6)O Ataque
Uma pequena equipe americana invadiu o esconderijo com a ajuda de helicópteros. O tiroteio durou 40 minutos e, além de Bin Laden, outros três homens foram mortos. Bin
Laden teria "resistido" e foi alvejado.
7)O "enterro"
Do Paquistão, o corpo de Bin Laden teria sido transportado ao Afeganistão e, em seguida, enterrado no mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário