SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 7 de maio de 2011

Tóquio tem manifestação contra energia nuclear

Milhares de pessoas participaram neste sábado (7) de uma manifestação no centro de Tóquio contra o uso de energia nuclear no Japão, quase dois meses depois do terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que causou destruição no país e iniciou uma crise na usina nuclear de Fukushima Daiichi, ainda não resolvida.

Com música e cartazes, os japoneses pediram mudanças na política nuclear do país.

Os participantes desfilaram sob a chuva pelo centro do distrito comercial de Shibuya.

A manifestação, que foi transmitida pelos organizadores por meio da internet, ocorreu um dia depois que o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, pedisse a paralisação da usina nuclear de Hamaoka, em uma área com risco elevado de terremoto.

A empresa que opera a planta, Chubu Electric Power, respondeu que pretende paralisar Hamaoka.

Neste sábado, no entanto, os diretores da usina não haviam chegado a nenhuma conclusão concreta sobre o fechamento.

Em 10 de abril, 2,5 mil pessoas reuniram-se em Minato para pedir a Chubu Electric Power que paralisasse Hamaoka, situada a 200 quilômetros ao sul de Tóquio.

Desde que começou a crise nuclear na planta de Fukushima Daiichi por causa do terremoto e do devastador tsunami, várias manifestações foram organizadas no Japão para pedir uma mudança na política atômica do país.

O Japão está com dificuldades de controlar a situação na usina. Os reatores dessa central ficaram sem sistema de refrigeração na tragédia de 11 de março, que pelos últimos dados deixaram 24.837 mortos e desaparecidos.

A Tokyo Electric Power, empresa que opera a central de Fukushima, afirmou que pretende alcançar uma refrigeração estável no prazo entre seis e nove meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário