SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tanques do Exército sírio bombardeiam bairro em Homs, diz agência

Tanques do Exército da Síria bombardearam na madrugada desta quarta-feira o distrito residencial de Bab Amro, na cidade de Homs --a terceira maior do país--, segundo informações da agência Reuters.

"Homs está tremendo com o som das explosões das bombas disparadas por tanques e pelos disparos de metralhadoras", disse a agência Najati Tayrara, ativista de direitos humanos que está na cidade, palco de protestos contra o governo do ditador Bashar al Assad nas últimas semanas.

No último domingo, segundo relatos, ocorreram na cidade intensos tiroteios, prisões e mortes, incluindo a de um menino de 12 anos.

O regime, que desde o início dos protestos já foi acusado de usar atiradores de elite contra a população, promovendo matanças indiscriminadas, considera os protestos uma "insurgência armada".

CRISE

A turbulência na Síria começou em 18 de março, quando manifestantes, inspirados pelos levantes ocorridos em vários pontos do mundo árabe, promoveram uma marcha na cidade de Deraa, no sul do país.

Inicialmente, Assad acenou com vagas promessas de reforma, e no mês passado ele revogou o estado de emergência que vigorava no país havia 48 anos.

Mas, quando os protestos persistiram, o regime enviou o Exército para sufocar a dissidência pública, primeiro para Deraa e depois para outras cidades, deixando claro que não arriscaria perder o firme controle que sua família exerce sobre a Síria há 41 anos.

O Observatório Sírio diz que 634 civis e 120 soldados e agentes de segurança foram mortos desde que os protestos começaram. Outro grupo sírio de defesa dos direitos humanos, o Sawasiah, avalia em mais de 800 o número de civis mortos.

EMBARGO

Na última segunda-feira, a União Europeia anunciou que vai impor um embargo à venda de armas à Síria, em resposta à forte repressão governamental aos protestos no país.

Treze autoridades sírias também serão impedidas de viajar ao bloco europeu e terão seus bens no continente congelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário