SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crise no ceará -Açudes estão com apenas 39% da capacidade total

Faltando ainda seis meses para uma possível estação das chuvas, os reservatórios continuam secando
Quixadá Dois açudes com volume hídrico acima dos 90%, e outros 81 com volume inferior a 30%, estando 29 deles em situação considerada crítica, com carga inferior a 10%. Este é o diagnóstico atual dos 145 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (Cogerh) no Ceará. Dos 18 bilhões disponíveis para captação de água, o conjunto de bacias hidrográficas do Estado conta apenas com 7,4 bilhões de metros cúbicos. Esses números representam 39,7% da capacidade total.

Perfuração de poços na zona rural dos municípios é alterantiva à crise FOTO: WALESKA SANTIAGO

A escassez de água já causa sofrimento a muitas comunidades, especialmente na zona rural dos municípios. Uma alternativa lançada pelo Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agrário (SDA) e dos Recursos Hídricos (SRH) está sendo a escavação de poços artesianos por todo o Estado. De acordo com o diretor do Departamento de Águas Subterrâneas da Sohidra, ligada à SRH, Borges Neto, já foram perfurados 202 poços no Interior do Estado. "A meta da Sohidra é perfurar 300 poços por ano", disse ele.

Na avaliação do diretor de Operações da Cogerh, o engenheiro civil Ricardo Adeodato, a atual situação no Ceará é estável. Os números vêm se mantendo nos 32 municípios com necessidade de complementos para garantir abastecimento.

Outros 11 deverão entrar na lista até setembro. Mas além dos poços artesianos e das decisões de planejamento estratégico, como a da liberação de água do açude Flor do Campo, em Novo Oriente, para o açude Carnaubal, em Crateús, percorrendo o leito do Rio Poty, adutoras de engate estão surgindo como alternativas à escassez.

"Na mais pessimista das hipóteses, nenhum cearense ficará com sede. Essa é a meta do Governo do Estado", explicou.

Conforme o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado, Nelson Martins, o próprio governador Cid Gomes, está monitorando continuamente a situação do abastecimento de água no Interior.

As áreas mais críticas são o Inhamuns, principalmente em Crateús, onde está concentrada a maior população da região, com mais de 72 mil habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010. Também em crise a cidade de Aracatiaçu, no Vale do Curu, a leste de Sobral, e o Sertão Central. A alternativa está sendo a aceleração dos planos emergenciais, justificou, se referindo aos poços.

Na última quinta-feira, a SDA realizou licitação para a construção de 395 poços profundos. As regiões serão atendidas a partir da demanda estipuladas a partir das solicitações dos Comitês Municipais da Seca.

Além dos Poços, o Governo do Estado está realizando 255 projetos de abastecimento simplificado, atendendo 100 municípios. Através do São José III, estão sendo desenvolvidos 81 projetos de abastecimento e outros 131 já foram licitados. Juntamente com eles estão sendo implantados até módulos sanitários, com banheiros e fossas. Mais de 26 mil famílias estarão sendo beneficiadas. Essas ações são para minimizar os efeitos da pior seca das últimas três décadas no Ceará e Nordeste.

As comunidades da zona rural dos municípios do Interior são as mais afetadas com a falta de chuvas. Além da dificuldade de água para consumo humano, o recurso para a agricultura é praticamente inexistente.

Agricultores do Vale do Jaguaribe acreditam que, enquanto não chover, somente a perfuração de poços profundos amenizariam o problema.

A água que chega na cisterna do agricultor Lucimar de Souza, morador da localidade de Canto Grande da Baixa, distante a 15 quilômetros da sede de Limoeiro do Norte, vem da Estação de Tratamento de Água (ETA), gerenciada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O carro-pipa chega duas vezes por semana para depositar 16 mil litros de água em cada entrega, para atender a demanda de 16 famílias da localidade.

Porém, ontem, Lucimar não pôde contar com mais um abastecimento, porque o único carro-pipa que atende as 34 comunidades do município, quebrou pela manhã. Ontem mesmo o veículo só conseguiu chegar a duas, das quatro comunidades que deveriam ser abastecidas no dia.

"Quem planta de roçado sofre muito com a seca, mal tem água pra beber, imagina pra plantar. Se quiser trabalhar, tem que buscar serviço fora", lamenta.

Castanhão
O recurso hídrico que abastece as cidades do Baixo Jaguaribe é captado no leito do Rio Jaguaribe. Em épocas de seca, o seu leito recebe um reforço maior do açude Castanhão, o maior reservatório do Estado, localizado no município de Alto Santo, também na mesma região.

O reservatório está atualmente com menos da metade de sua capacidade total, ou seja 48,56%. Mas, segundo garantiu o coordenador geral do complexo do Castanhão, José Ulisses de Souza, o açude tem condições de atender à atual demanda por mais dois anos de seca, caso não haja recarga satisfatória. "A água está sendo usada de forma disciplinada", disse ele.

Mais informaçõesCogerh, Rua Adualdo Batista, 1550 Telefone: (85) 3218.7020
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), (85) 3101.8002
Av. Bezerra de Menezes, Fortaleza


ALEX PIMENTEL/ ELLEN FREITAS
COLABORADORES


Licitação da barragem Fronteiras

Crateús
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) realizará licitação para contratação de empresa para executar as obras e serviços de implantação da barragem Fronteiras, neste município. O órgão publicou no Diário Oficial da União, do último dia 21, o Aviso do Edital de Licitação, em Regime Diferenciado de Contratação (RDC) presencial de nº 001/2013, que tem como objeto a contratação da empresa.

Na estação de chuvas passadas, técnicos visitaram o local onde será feito o barramento do rio Poty, para identificar como o acúmulo de água se verificava na área. A capacidade total do reservatório será de 488 milhões de m³ FOTO: SILVANIA CLAUDINO

O edital está disponível e pode ser adquirido na Divisão de Licitação do órgão ou pelo site. A licitação, que será a primeira na modalidade RDC, no âmbito do Dnocs, está marcada para o dia 17 de setembro de 2013, às 15h, no auditório da Administração Central do Departamento.

A barragem Fronteiras vai represar o Rio Poty. Sua capacidade de armazenagem é de 488 milhões de metros cúbicos, com o potencial de irrigar seis mil hectares, e beneficiará cerca de 100 mil pessoas, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida dos habitantes, além de alavancar a economia da região.

O reservatório terá capacidade de acumulação de 488 milhões de metros cúbicos de água proporcionando o abastecimento de cerca de 40% da população urbana de Crateús e 20% da população rural. O volume é o sexto maior do Ceará.

Segundo o diretor administrativo, Ivan Monte Claudino, essa barragem será a sexta maior, no estado do Ceará.

"A implantação desse empreendimento vem atender os anseios dos habitantes do Sertão de Crateús, no que se refere à solução dos problemas ocasionados pela falta d´água", completou Ivan Claudino.

Segundo o Dnocs, o orçamento inicial, para construção dessa obra, era de R$ 171,3 milhões, em valores de maio de 2012, hoje, esse montante, ultrapassa a ordem de R$ 200 milhões.

O rio Poti nasce no Ceará e deságua no Piauí como principal afluente do rio Paraíba, depois de cortar Teresina. Uma das contribuições do Fronteiras será a perenização do Poty, com a contenção de enchentes e regularização do curso d´água. Isto será reforçado pela barragem Castelo, no Piauí, também do Dnocs, mas ainda em projeto.

Desde 2010, a população aguarda a realização do processo licitatório da obra, que trará impacto hídrico de grandes proporções ao município e região.

"Consideramos a Barragem Fronteiras como a redenção da região, que com a obra vislumbrará um crescimento e desenvolvimento nunca vistos na região da Ibiapaba e de Crateús como um todo", diz o secretário da Defesa Civil de Crateús, Teobaldo Gonçalves.

Ele participou dos primeiros levantamentos feitos para a obra, em 1993. Segundo Gonçalves, com a construção será possível o controle de enchentes, a garantia do abastecimento de água em caso de seca prolongada da sede de Crateús. Entende ainda que a obra precisa ser realizada com urgência, dada a necessidade da região, que enfrenta sucessivas estiagens.

Prevista inicialmente para março de 2011, a construção da barragem atrasou em função de ajustes na pré-qualificação das empresas no processo licitatório e problemas nas desapropriações, segundo informou o Dnocs na época.

Desapropriações
O órgão publicou em setembro do ano passado o edital nº 002/2012, que trata de desapropriação, benfeitorias e coberturas vegetais, inseridas em área rural, abrangidas pela construção do açude Fronteiras.

Estão cadastradas 29 propriedades, em um total de 2.202 hectares, com 43 famílias impactadas. São terras declaradas de utilidade pública, e estão sendo desapropriadas segundo os critérios do Decreto-Lei 3.356/41 e normas afins.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário